Sindicato protesta contra Itaú por demissões e adoecimento
Desligamentos preocupam a entidade. Levantamento dos números e impactos na base de Araraquara e região revelam que somente neste ano 17 trabalhadores foram demitidos. Um banco tão lucrativo não pode continuar desrespeitando seus funcionários e atuando sem
Data: 11/10/2023 às 16:35
Fonte: Seeb Araraquara

O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região tem realizado uma série de protestos contra a gestão desumana do Itaú, que demite mesmo com aumento do seu lucro bilionário. Nesta quarta-feira (11), a manifestação ocorreu em frente à agência localizada na Vila Xavier.

Durante a atividade, diretores do Sindicato dialogaram com os bancários e bancárias e denunciaram aos clientes e a população os desligamentos em massa promovidos pelo banco nas unidades lotadas na base da entidade.

Foram 17 bancários demitidos apenas este ano; somente na agência da Vila Xavier, ocorreram três demissões em 45 dias, como explica a secretária geral do Sindicato, Andréia C. de Campos.

“Nossa manifestação de hoje visa demonstrar à sociedade que, por trás das belas propagandas milionárias patrocinadas pelo Itaú, tem profissionais perdendo seus empregos e clientes sendo prejudicados com a precarização do atendimento, aumento dos juros e das tarifas bancárias”, acrescenta a diretora.

O secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Assuntos Jurídicos do Sindicato, André Luiz de Souza, também ressalta que a sobrecarga de trabalho – causada pelas demissões e acúmulo de clientes em um número menor de agências – associada à pressão por metas tem feito disparar os casos de adoecimento psíquico nos trabalhadores do Itaú.

“Por isto mesmo, a atividade de hoje faz parte também da campanha nacional Menos Metas, Mais Saúde, que busca chamar a atenção da sociedade para a gravidade desta situação. O Sindicato é veementemente contra as demissões sem que minimamente haja a oportunidade de mudar para outra função, ainda mais quem performa adequadamente, e não cessará os protestos até que medidas sejam tomadas pela direção do Itaú de maneira efetiva contra o assédio moral que impera dentro do banco”, completa o dirigente.

Vale lembrar que, somente em 2022, o Itaú lucrou mais de R$ 30 bilhões, com crescimento de 14,5%. O Sindicato reitera que não existe forma humanizada de um banco como o Itaú, altamente lucrativo, demitir pais e mães de família que construíram seus resultados positivos. Um banco tão lucrativo não pode continuar desrespeitando seus trabalhadores e atuando sem responsabilidade social!

Outras notícias

(16) 3336-6700 / 3335-6333 / 3331-3771

Rua Pedro Álvares Cabral, 1902 - Centro CEP: 14801-390 - Araraquara - SP

  • Siga-nos nas redes sociais:

2020 - www.bancariosararaquara.org.br - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Connect Core