“Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro.” A afirmação do filósofo Heródoto, o pai da história, é inspiração para este 20 de novembro, dia de lembrar os 24 anos da privatização do Banespa. A data, que ainda dói no coração dos banespianos, tornou-se também um momento de análise de toda a trajetória de lá pra cá.
É tempo de olhar pra trás e reconhecer que nosso movimento de resistência pela manutenção de direitos, do Banesprev e da Cabesp é vitorioso – apesar dos pesares -, e ganhar fôlego para seguir adiante com a luta para impedir o Santander de acabar com tudo o que foi construído pelos banespianos.
Sabemos que aquele futuro tranquilo (com a complementação de aposentadoria e um plano de saúde de qualidade garantidos) ainda não chegou, motivo pelo qual devemos nos manter vigilantes e mobilizados.
Sabemos também que o Santander é poderoso, mas nós somos muitos e nossa organização tem feito toda a diferença para que hoje ainda tenhamos pelo que lutar, muito diferente do que ocorreu com todos os outros bancos estaduais privatizados.
Usar de forma consciente e estratégica todas as ferramentas disponíveis - negocial, política e jurídica – foi o que nos trouxe até este momento da história. O Sindicato, juntamente com a Afubesp e com as demais entidades sindicais, esteve em cada um deles, sem fugir dos duros embates que nos foram impostos.
“Já são 24 anos de privatização e nós conseguimos manter todas as conquistas dos banespianos. O Brasil representa hoje uma das unidades mais lucrativas do Santander em todo mundo. Mesmo assim, nós não somos tratados como os colegas da Espanha. Por isso, exigimos respeito a todos os funcionários da ativa e a todos os trabalhadores aposentados. Nós não vamos aceitar retirada de direito e nenhuma precarização das conquistas dos trabalhadores após anos de luta”, reforça o diretor do Sindicato, Paulo Vicente Fernandes.
Juntos vamos construir o melhor caminho para aquela aposentadoria idealizada, com direitos preservados! O tempo de lutar é agora!
Julho das Pretas: mês celebra resistência e luta das mulheres negras no Brasil
Últimos dias para bancários e bancárias se inscreverem no 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT
Negociações sobre ACT do Saúde Caixa começam ainda neste mês
SuperCaixa, problemas no VPN e Saúde Caixa foram pauta em reunião com a Caixa
Conferência nacional marca novo momento de escuta e valorização de aposentadas e aposentados do ramo financeiro
Sindicato reforça luta contra terceirização fraudulenta em audiência pública na Câmara Municipal de Araraquara
Sindicato promove atualização sobre mudanças nas Certificações ANBIMA
Começa a 1ª Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro
Abertas as inscrições para a Conferência Livre de Mulheres no Ramo Financeiro
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias