Bancários do Itaú avaliam novo Acordo Coletivo em assembleia no dia 13 de janeiro
ACT com validade até 2026 estabelece regulamentações sobre saúde, organização do trabalho, teletrabalho e cria mesa permanente para discutir reestruturações e fechamento de agências
Data: 07/01/2026 às 16:14
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Araraquara

Foram concluídas as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos bancários do Itaú Unibanco, com validade até 31 de dezembro de 2026. O acordo estabelece regulamentações sobre temas diretamente ligados às condições de trabalho, à saúde e à organização da categoria, em um contexto de constantes transformações no setor bancário.

O ACT 2026 do Itaú define regras relacionadas ao Registro de Ponto Eletrônico, Banco de Horas, quitação das anotações de ponto, teletrabalho, Bolsa Educação, além de medidas de acolhimento e proteção à saúde dos bancários. O texto também incorpora o debate sobre a ética no uso da tecnologia nas relações de trabalho, tema cada vez mais presente no cotidiano da categoria.

Outro ponto de destaque do acordo é a criação de uma mesa bipartite permanente, que reunirá representantes dos trabalhadores e do banco para discutir processos de reestruturação e fechamento de agências, garantindo um espaço contínuo de diálogo sobre mudanças que impactam diretamente o emprego, as condições de trabalho e o atendimento à população.

Para a coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, Valeska Pincovai, o acordo é resultado do processo de negociação entre as partes. “Este ACT é resultado de muita negociação e diálogo. Ele estabelece regras sobre jornada, teletrabalho e saúde, além de criar um espaço permanente para discutir reestruturações, algo fundamental diante das mudanças constantes promovidas pelo banco”, afirma.

Para deliberar sobre o conteúdo do acordo, os bancários do Itaú participarão de assembleia no dia 13 de janeiro de 2026, quando poderão avaliar e votar a proposta negociada. A participação da categoria é fundamental!

Para os trabalhadores lotados na base do Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, a votação ocorrerá de forma virtual na próxima terça-feira (13/1), no período das 8h às 20h, pelo link https://bancarios.votabem.com.br 

“A participação expressiva da categoria faz toda a diferença para consolidar conquistas e avançar na defesa dos direitos. A assembleia é o espaço onde a voz de cada bancária e de cada bancário ganha força e legitima o resultado das negociações, colaborando coletivamente para um ambiente laboral com condições de trabalho mais justas, dignas e com direitos garantidos”, reforça a secretária geral do Sindicato, Andréia C. de Campos, destacando a orientação da entidade pela aprovação da proposta.

Confira a íntegra do edital

Outras notícias

(16) 3336-6700 / 3335-6333 / 3331-3771

Rua Pedro Álvares Cabral, 1902 - Centro CEP: 14801-390 - Araraquara - SP

  • Siga-nos nas redes sociais:

2020 - www.bancariosararaquara.org.br - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Connect Core