
A maioria dos associados da Cabesp optou por aprovar as contas, a dotação orçamentária 2023 e rejeitar o Relatório Anual na Assembleia Geral Extraordinária, seguindo a orientação das associações e sindicatos. O resultado foi divulgado na tarde desta sexta-feira (29), após o encerramento das votações. A seguir, os percentuais:
1 – Você aprova a prestação de contas relativa ao exercício de 2022?
SIM – 3.149 – 53,3%
NÃO – 2.735 – 46,3%
NULOS – 13 – 0,2%
BRANCOS – 15 – 0,3%
TOTAL DE VOTOS – 5.912
2 – Você aprova o Relatório Anual 2022?
SIM – 246 – 4,2%
NÃO – 5.619 – 95%
NULOS – 24 – 0,4%
BRANCOS – 23 – 0,4%
TOTAL DE VOTOS – 5.912
3 – Você aprova a dotação orçamentária para o exercício 2023?
SIM – 3.064 – 51,8%
NÃO – 2.804 – 47,4%
NULOS – 20 – 0,3%
BRANCOS 24 – 0,4%
TOTAL DE VOTOS – 5.912
Foi preciso reformular a configuração da deliberação, separando as demonstrações e balanços do Relatório Anual, para alcançar tal resultado. Os números apresentados já haviam sido aprovados pelos diretores eleitos – Wagner Cabanal, Sérgio Hirata/Jorge Lawand e pelos conselheiros eleitos Júlio Higashino, Mario Raia e Djalma Botelho, além de um parecer favorável de um auditor independente (PWC).
Após a rejeição de todos os pontos na AGO de maio, os balanços foram submetidos a nova auditoria independente (da Grunitzky Auditores Independentes S/S) que comprovou a idoneidade das contas. Ou seja, não havia motivo para o voto “não”, como ocorreu em maio em forma de voto de protesto.
Num universo de pouco mais de 18 mil beneficiários com direito a voto somente na assistência direta, quase 6 mil associados participaram da AGE. A presidenta da Afubesp Maria Rosani chama a atenção para a baixa participação. “Neste período crítico que lutamos tanto para defender das investidas do Santander contra a Cabesp e Banesprev, é preciso que mais pessoas se interessem e cuidem deste patrimônio”, diz.
A barreira tecnológica foi, mais uma vez, um empecilho no momento das manifestações na apresentação da assembleia. Foi divulgado pela diretoria durante a sessão de perguntas e respostas, o pico de participação no Webinar foi de apenas 220 associados. Para traçar um paralelo, a AGO que ocorreria presencialmente em março na Casa de Portugal contava com mais de mil participações confirmadas, o que seria muito mais representativo caso não tivesse sido cancelada por força judicial.
Entre as três assembleias marcadas pela Cabesp ao longo do ano (a primeira que seria presencial em março, a segunda virtual em maio e a AGE atual) foi gasto um montante de aproximadamente R$ 560 mil para cobrir despesas com aluguel de espaço, serviços de tecnologia, contratação de nova auditoria, entre outros. Esse dado foi revelado em resposta a uma associada que questionou a diretoria sobre o dinheiro posto para que todo este processo fosse adiante.
Uma das associadas registrou sua insatisfação. “Deixo meu repúdio aos gastos relatados. O dinheiro da Cabesp deveria ser gasto em saúde, diante de tantos problemas que os associados têm relatado”, desabafou.

Sindicato Solidário se mobiliza para ajudar vítimas de tornado no Paraná

Eleições Cabesp: Escolher candidatos apoiados pelas associações e sindicatos é defender o Estatuto e seus direitos

Analise a minuta do ACT Saúde Caixa

VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra aprova agenda de ações concretas de enfrentando ao racismo estrutural no sistema financeiro

Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano

SuperCaixa, superdifícil: resultados consolidados até outubro projetam apenas 40% das agências e PAs habilitados

Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia

Presidente Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet

VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias