
A taxa de desemprego no trimestre de julho a setembro de 2020, de 14,6%, foi a mais alta da série histórica iniciada em 2012, e atinge 14,1 milhões de trabalhadores e trabalhadoras - mais 1,3 milhão de trabalhadores e trabalhadoras entraram na fila em busca de um trabalho no país neste período.
Em dez estados, a taxa de desemprego subiu. Nos demais ficou estável. As maiores taxas foram em estados da Região Nordeste: na Bahia (20,7%), em Sergipe (20,3%) e em Alagoas (20,0%). Já a menor foi registrada em Santa Catarina (6,6%), na Região Sul do país.
Também bateram recordes as taxas de subutilização, com 30,3%, que afeta 33,2 milhões de pessoas que precisam e queriam trabalhar mais, mas não conseguem; e a de desalento, que atinge 5,9 milhões de pessoas (+3,2%), que desistiram de procurar emprego depois de muito tentar e não conseguir.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgados na sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a pesquisa, trabalhavam por conta própria no trimestre de julho a setembro deste ano 21,8 milhões de pessoas (0,6) e o total de informais subiu 38,4%, passando para 31,6 milhões de trabalhadores e trabalhadoras brasileiros sem direitos.
Resumo da pesquisa:
Confira mais dados no link da Agência IBGE.

Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio

Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu

Movimento sindical bancário mantém vigilância sobre pautas estratégicas durante o recesso do Congresso

Sindicato realiza entrega das doações da Campanha Natal Solidário e reforça compromisso com a solidariedade

O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa

CEE cobra mudanças no Super Caixa

Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília

COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical

Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias