
Diretores do Sindicato dos Bancários de Araraquara estiveram na manhã desta quarta-feira (13), percorrendo as agências do Mercantil do Brasil no município para denunciar a falta de compromisso e a irresponsabilidade do banco, que anunciou no último dia 20 de junho o encerramento das atividades no Rio de Janeiro, depois de mais de 50 anos de atuação no estado.
Em passagem pelas agências, os dirigentes distribuíram uma carta aberta à população, que explica como a política de reestruturação do banco impactará de forma negativa na vida de todos.
Esta não é a primeira vez que o Mercantil coloca em primeiro lugar sua ganância pelo lucro, sem se importar em deixar milhares de clientes frustrados e sem atendimento bancário, além de demitir dezenas de funcionários, muitos deles com problemas de saúde e estabilidade provisória de emprego, contrariando diversos direitos trabalhistas.
Nas unidades do estado de São Paulo, onde o banco também atua, as filas e o longo tempo de espera por atendimento são situações recorrentes.
“Os bancários do Mercantil estão sobrecarregados de trabalho e convivem diariamente com a falta de segurança, pressão e assédio moral. O banco promoveu demissões nacionalmente no ano passado, e a situação, que já era ruim, ficou ainda pior, penalizando os funcionários e também os clientes, que em sua maior parte são idosos que merecem respeito e um atendimento de qualidade”, apontou o presidente do Sindicato, Paulo Roberto Redondo.
“O banco garantiu ao movimento sindical que cessaria com as demissões, mas na prática, tem eliminado postos de trabalho. As longas filas e o interminável tempo de espera alertam para a necessidade do aumento do quadro de funcionários nas agências. A defesa do emprego é uma de nossas principais bandeiras e vamos seguir protestando até que o banco cumpra com sua palavra”, concluiu Paulinho.

Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”

Super Caixa: movimento sindical lança campanha Vendeu/Recebeu

Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias