Sindicato denuncia falta de condições de trabalho no BB e na Caixa
Diversas situações afetam trabalhadores e trabalhadoras e prejudicam atendimento aos clientes e à população
Data: 07/12/2021 às 19:10
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Araraquara

Bancárias e bancários, organizados por sindicatos da categoria de todo o país, realizaram, nesta terça-feira (7) um Dia Nacional de Luta em defesa do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e de seus empregados.

Em Araraquara, diretores do Sindicato percorreram as agências da cidade para denunciar as precárias condições de trabalho em ambos os bancos, que reduzem o quadro de pessoal, sobrecarregam os trabalhadores, estabelecem metas desumanas, abusivas, e promovem o assédio institucional, o que acaba levando muitos ao adoecimento.

“Além de debater com a população a importância dos bancos público para o país e denunciar as péssimas condições de trabalho a que os funcionários estão sendo submetidos pelas atuais direções da Caixa e do BB, também mostramos que toda esta situação acaba por prejudicar o atendimento à população. Reivindicamos mais contratações, para repor o quadro, reduzir a sobrecarga de trabalho e melhorar o atendimento aos clientes e usuários dos serviços bancários”, ressaltou o presidente do Sindicato, Paulo Roberto Redondo.

Nos últimos anos, tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil vêm sofrendo com a redução de pessoal, fechamento de agências e a venda de áreas importantes e altamente lucrativas para a iniciativa privada, o que prejudica o atendimento diário à população, mas sobretudo a atuação dos bancos como um todo.

Falta de reconhecimento

A falta de reconhecimento é um ponto comum em todos os bancos e, mais do que isso, por todos os patrões. A Caixa implantou, sem negociação com as representações sindicais, uma ferramenta chamada de “curva forçada” que, independentemente do resultado obtido, classifica 5% dos empregados como “não atende”. Eles são punidos com a não evolução no plano de cargos e salários (PCS), por exemplo, o que significa perda de remuneração e de possibilidade de evolução na carreira.

Cartas à população

Durante as atividades de rua, foram entregues duas cartas abertas direcionadas à população, para explicar os motivos das manifestações.

“A reestruturação, em andamento desde o início do ano, reduziu significativamente o número de funcionários e de unidades, sobrecarregando de trabalho os funcionários. O banco precisa reverter este cenário, em benefício do melhor atendimento, diminuição das filas e da aglomeração que aumenta o risco de contágio por Covid-19”, diz um trecho da carta aberta dos funcionários do BB.

“A população sempre teve na Caixa o apoio para o recebimento dos benefícios dos programas sociais do governo. O atendimento à população infelizmente é precário. A verdade é que isso não é culpa dos empregados. Um verdadeiro desmonte do banco está acontecendo e sendo promovido pelo governo Bolsonaro e pelos gestores do banco indicados pelo governo”, afirma um trecho da carta aberta dos empregados da Caixa.

Redes sociais

Além das atividades de rua, o Sindicato também esteve mobilizado nas redes sociais, que foram “invadidas” pela hashtag #ProcuramosNoBBeCaixa para denunciar a falta de condições de trabalho nos maiores bancos públicos do país.

A ideia foi mostrar que o respeito e a valorização dos trabalhadores é cada vez mais um artigo raro nos bancos públicos, assim como está ficando raro encontrar empregados para realizar o atendimento que a população merece.

A luta continua

As atividades realizadas nesta terça-feira devem continuar até que o banco reconsidere a posição de querer implementar a “curva forçada” no programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), que já recebia crítica dos empregados mesmo antes do acréscimo da “curva forçada”. A GDP, que também foi implementada sem negociação com os empregados, já era ruim pois se utiliza de critérios subjetivos para avaliar o desempenho dos trabalhadores. Mas, com esse novo mecanismo implementado, se torna inaceitável. Trata-se de uma ferramenta anacrônica, que foi aposentada até pelas empresas privadas nos anos 1980, por não ser capaz de levar ao desenvolvimento profissional e de desempenho das pessoas. E, pior do que isso, o banco confessou que decidiu usá-la para fazer com que os gestores avaliem os empregados sem serem tão ‘bonzinhos’.

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