A FETEC-CUT/SP realizou, nos dias 5 e 6 de agosto, em Atibaia, um Seminário para debater os desafios da comunicação na categoria bancária. O evento reuniu representantes de toda a base da federação e contou com a participação de especialistas no tema.
Representando o Sindicato dos Bancários de Araraquara e região participaram o presidente da entidade, Paulo Roberto Redondo, a secretária geral Andréia C. de Campos, o diretor André Luiz de Souza, e a jornalista Natália Pirola.
Ao longo de dois dias de intensos debates, lideranças e comunicadores sindicais aprofundaram reflexões sobre os desafios da comunicação no ramo financeiro, em um contexto marcado por ataques aos direitos da classe trabalhadora, avanço da desinformação e tentativas de enfraquecer as entidades representativas.
A presidenta da Federação, Aline Molina, e a secretária-geral Ana Lúcia Ramos Pinto abriram o encontro com uma análise de conjuntura política.
Aline destacou a importância de eleger um Congresso e um Senado comprometidos com as pautas sociais e trabalhistas. “Sem isso, não conseguiremos avançar na defesa dos nossos direitos e a comunicação tem papel fundamental nessa luta”, afirmou.
A presidenta da FETEC fez um alerta sobre a dependência das redes sociais controladas por bigtechs.“Se os donos dessas plataformas decidirem desligá-las de um dia para o outro, ficamos sem comunicação. Fomos reduzidos a consumidores e fornecedores de dados pessoais, bancários e de saúde. A privacidade não existe mais”.
Ela afirma que ampliar e qualificar a comunicação é essencial para reforçar a organização e a mobilização dos trabalhadores. “Nossa meta é promover mais eventos como este, consolidando a comunicação como caminho de resistência e transformação.”
Para Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária-geral da FETEC-CUT/SP, o debate sobre comunicação é essencial não apenas para fortalecer o diálogo com a base, mas também com toda a sociedade.
“Nossa categoria sempre foi referência em comunicação. Todas as nossas lutas, negociações e conquistas são amplamente divulgadas, tanto para os bancários quanto para a sociedade, que passa a entender o papel fundamental dos sindicatos, que vão muito além da defesa dos direitos trabalhistas, atuando também na garantia dos direitos humanos”, afirmou.
Desafios da Comunicação Institucional
O diretor de Comunicação da FETEC-CUT/SP, Willame Lavor e Erica Oliveira, secretária de Comunicação do Seeb/SP, participaram da segunda mesa, que abordou os Desafios da Comunicação Institucional.
Willame disse que o Seminário é uma oportunidade de os dirigentes se atualizarem nas novas tecnologias.
‘’Com tantas ferramentas e novidades na área da Comunicação, é imprescindível reunirmos nossa base para se adequar a esses novos formatos. Esse movimento também demonstra o quanto nossa categoria é avançada na comunicação com sua base, seja nas redes ou nas ruas’’.
Érica Oliveira destacou que a pandemia de Covid-19 obrigou os sindicatos a reinventarem a forma de se comunicar com os grupos e listas de WhatsApp, investimento nas redes e fortalecimento dos sites.
“A fronteira entre o virtual e o real desapareceu faz tempo. Nesse novo cenário, cada um de nós se tornou um agente e um comunicador em potencial!”, afirmou.
Soberania Digital
Belmiro Moreira, diretor de Comunicação da CUT-SP e dirigente do Seeb ABC, reforçou a importância de ocupar as redes sociais sem abandonar o diálogo direto com os colegas nos locais de trabalho. Para ele, o Seminário destaca a necessidade de se fortalecer a soberania digital. “A luta contra o poder das big techs é uma barreira intransponível e por isso é tão importante seguirmos construindo nossas próprias ferramentas de comunicação”.
Games e demissões em massa
O jornalista, escritor e blogueiro Pedro Zambarda, participou da terceira mesa com Aline Molina, abordando a importância da comunicação na mobilização sindical e os desafios da comunicação na era digital.
Zambarda apresentou seu livro ‘Videogame Crash’, que revela os bastidores da aprovação do Marco Legal dos Games no Brasil, explorando disputas políticas, pressões econômicas, tentativas de censura e os efeitos das novas regulamentações sobre um setor que, entre 2023 e 2024, viveu uma grave crise, com mais de 20 mil demissões.
Ao final da mesa, a direção da FETEC-CUT/SP sorteou exemplares do livro de Zambarda e da obra do influencer Ricardo Andrade, criador da página “Sindicato dos Memes” e autor de “Midiatização do Sindicalismo: Da porta de fábrica à conexão em tempo real”.
Ocupar com estratégia
Na quarta mesa, dedicada às Estratégias de Comunicação para o Movimento Sindical, o cientista de dados e doutor em Ciência Política, Igor Fediczko, propôs uma construção coletiva voltada à comunicação mais eficiente.
Igor apresentou uma análise das redes da Federação e de seus sindicatos, destacando virtudes e desafios em cada plataforma.
‘’Os sindicatos precisam ocupar o ambiente digital com estratégia e propósito. Quando combinamos dados, linguagem simples e proximidade com a base, as redes deixam de ser vitrine vazia e se transformam em ferramenta real de mobilização’’.
Comunicação combativa
No último dia do Seminário, a jornalista da FETEC-CUT/SP, Sumara Fernanda Mesquita, destacou o papel fundamental dos profissionais da Assessoria de Imprensa. Ao lado da social media Heloísa Perdiz, conduziu uma oficina prática e interativa, que estimulou a construção coletiva de estratégias para tornar a comunicação mais combativa, engajada e conectada com as lutas da categoria.
> Confira imagens e vídeos do evento nas redes sociais do Sindicato e da FETEC-CUT/SP.
Banespianos e familiares denunciam angústia e risco à saúde diante da ameaça de retirada de patrocínio pelo Santander
Saúde Caixa: caminho possível é reajuste zero e fim do teto
Encontro Estadual do BB debate conjuntura e define propostas para a Conferência Nacional
Levante autoritário da oposição chega ao fim e Senado aprova isenção de IR até dois salários mínimos
Bancários do Santander aprovam propostas para o Encontro Nacional, que acontece em 22 de agosto
Encontro Estadual do Bradesco debate principais problemas no banco
Bancários do Itaú definem propostas para o Encontro Nacional
ContrafCast: Entenda porque o PIX se tornou patrimônio nacional e ameaça à hegemonia econômica dos EUA
GT Caixa do Futuro debate demandas dos trabalhadores em reunião com o banco
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias