
O julgamento da Revisão da Vida Toda, ocorrido nas últimas semanas, seria finalizado no Plenário Virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 8 de março. Porém, um pedido de destaque do ministro Nunes Marques, para debater o tema em sessão presencial, retirou o processo da pauta de julgamento eletrônico e alterou o resultado, que havia sido favorável a tese de que a Revisão da Vida Toda é constitucional.
Agora, o julgamento será reiniciado de forma presencial, com nova votação dos ministros, em data a ser agendada.
Para falar sobre a repercussão da decisão do Supremo nas ações em andamento, quem pode propor novas ações e demais impactos, os Sindicatos dos Bancários de Catanduva e região, Barretos e região e Araraquara promoveram uma live na noite de quarta-feira (16), em parceria com o escritório Crivelli Advogados, que assessora juridicamente as entidades.
“O Tema 1102, recentemente aprovado pelo STF, é de repercussão geral e permitirá a inclusão dos salários mais altos de contribuição antes de 1994 para aumentar a média de cálculo das aposentadorias, pensões e benefícios dos bancários. Muitos bancários e ex-bancários terão direito de analisar se melhoram seus benefícios, pois quem se aposentou a partir de 1999 e recebeu o primeiro pagamento da aposentadoria, benefício ou pensão nos últimos 10 anos pode requerer a revisão da Vida Toda”, explicou a advogada especializada em Direito Previdenciário, Sara Quental.
No Webinar, foram esclarecidas as dúvidas mais frequentes, como o status do julgamento até o momento; sobre quais benefícios previdenciários a tese poderá ser aplicada; como analisar se a revisão é vantajosa e como proceder até a finalização do julgamento.
“Além de trazer um expressivo aumento para os bancários, a revisão também cobrará do INSS o pagamento das diferenças calculadas nos últimos 5 anos. Mas, antes é preciso fazer os cálculos para saber quem tem direito a essa análise. Para isso, em parceria com o Crivelli, colocamos à disposição um e-mail para que os bancários e bancárias possam encaminhar a documentação necessária e realizar um estudo sem custos, e também para identificar outra revisões possíveis que possam melhorar o benefício”, informou o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim.
Os documentos necessários são:
- Carta de concessão da aposentadoria ou pensão por morte;
- CNIS;
- CTPS integral;
- Ficha financeira (RH da empresa);
- Extrato analítico do FGTS (Caixa Econômica Federal);
- Carnês de contribuição ou GPS;
- Extrato de pagamento do benefício (últimos seis meses).
A documentação deve ser encaminhada para o e-mail revisaovidatoda@crivelli.com.br
“Esta pode ser uma vitória para milhares de aposentados, uma decisão que corrige uma distorção vigente há décadas para aqueles que tanto contribuíram com seu esforço laboral e que, muitas vezes, sobretudo com a alta da inflação, mal conseguem sobreviver com o valor que recebem. Se aprovada, possibilitará, ainda, através do melhoramento dos benefícios, o consequente aumento do consumo por essa parcela da população, uma injeção na economia com o retorno desse montante ao país”, acrescentou o presidente do Sindicato dos Bancários de Barretos e região, Marcelo Martins.
Paulo Roberto Redondo, presidente do Sindicato dos Bancários de Araraquara, reforçou também a importância de a população eleger candidatos comprometidos com os trabalhadores. “Estamos em ano eleitoral e temos a chance de mudar os rumos do Brasil através de um importante direito: o voto. A manutenção e ampliação dos direitos da classe trabalhadora só serão possíveis se tivermos ocupando as cadeiras quem governe e represente, de fato, o povo. Do contrário, serão mais contrarreformas e retrocessos para a população”, alertou.
Confira tudo o que você precisa saber sobre a Revisão da Vida Toda:
Perdeu o Webinar ou gostaria de rever? Assista a íntegra aqui!

Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”

Super Caixa: movimento sindical lança campanha Vendeu/Recebeu

Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias