
Para muitas bancárias e muitos bancários, a chegada de um novo ano costuma vir acompanhada de uma dúvida recorrente: afinal, quando será feito o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR)?
É fundamental reafirmar que a PLR não surgiu por iniciativa dos bancos. Trata-se de uma conquista histórica do movimento sindical bancário, garantida em 1995, durante a Campanha Salarial, tornando os bancários a primeira categoria no Brasil a ter esse direito em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional, mesmo antes de sua regulamentação por lei em 2000.
“A Participação nos Lucros e Resultados é uma conquista que nasce da força da organização coletiva, da mobilização permanente e de negociações duras com o setor financeiro. É um avanço construído com luta, unidade e uma representação sindical combativa, que deixa claro que direitos não são concessões patronais, mas resultado direto da pressão e da capacidade de articulação das trabalhadoras e dos trabalhadores”, ressalta o diretor do Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, Marcelo Fabiano Siqueira.
Este ano, a categoria voltará a se mobilizar na campanha salarial, que terá como objetivo a renovação das convenções e acordos coletivos de trabalho, atualmente válidos até 31 de agosto de 2026. Como esses instrumentos foram negociados com vigência de dois anos, durante a campanha salarial de 2024, está assegurado o pagamento da PLR no primeiro semestre deste ano, referente ao resultado do exercício de 2025.
A chamada segunda parcela da PLR será paga dentro dos prazos estabelecidos em cada acordo:
- Nos bancos privados, até 1º de março de 2026;
- Na Caixa Econômica Federal, até 31 de março de 2026;
- No Banco do Brasil, conforme o acordo específico, em até dez dias úteis após a distribuição de dividendos ou de Juros sobre Capital Próprio (JCP) aos acionistas.
Esses valores são considerados a segunda parcela porque, entre os meses de agosto e setembro do ano passado, as bancárias e os bancários já receberam a antecipação da PLR relativa ao exercício de 2025.
Unidade e mobilização para avançar
A campanha salarial de 2026 será decisiva para assegurar a manutenção e a ampliação de direitos históricos da categoria, entre eles a continuidade do pagamento da PLR nos próximos anos. A participação ativa das bancárias e dos bancários, com unidade e mobilização, será essencial para fortalecer a mesa de negociação e garantir novas conquistas.
Fortalecer o Sindicato é fortalecer essa luta!
Sindicalize-se e incentive suas colegas e seus colegas de trabalho a também se associarem, porque é a organização coletiva que assegura direitos e avanços para toda a categoria.

Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região lança livro de apoio à libertação da Palestina

Liquidação do Will Bank e caso Master: falta de regulação coloca trabalhadores e clientes em risco

Vale-alimentação e vale-refeição: novas regras passam a valer a partir de fevereiro

Contraf-CUT: 20 anos transformando lutas em conquistas

Dia Nacional do Aposentado reafirma luta por direitos, dignidade e valorização de quem construiu o país

Sindicato passa a integrar o Conselho Municipal de Saúde

Sindicato dos Bancários de Araraquara participa de debate sobre nova NR-1 e reforça luta pela saúde mental no trabalho

Santander abre inscrições para bolsas de estudos a funcionários ativos

Representação dos empregados entrega abaixo-assinado solicitando mudanças no Super Caixa
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias