
O Projeto de Lei 1397/21, proposto pelo Senador Paulo Paim (PT/RS), pretende retomar a obrigatoriedade de homologações com sindicatos no processo de rescisão de funcionários que tenham cumprido contrato com duração superior a um ano. O direito foi revogado durante a Reforma Trabalhista do ex-presidente Michel Temer (MDB) em 2017.
A homologação com o Sindicato é uma ferramenta importante para assegurar que trabalhadoras e trabalhadores tenham seus direitos e verbas devidamente respeitados no momento da rescisão. A revogação desse direito prejudicou amplamente os trabalhadores, que ficaram à mercê do empregador nos cálculos, culminando em golpes e fraudes por parte das organizações.
De acordo com uma publicação da CUT Brasil, em 2020, algumas empresas se aproveitaram do fim da obrigatoriedade para aplicar golpes nos trabalhadores. A matéria explicou que, alguns dias após a demissão, o ex-funcionário era chamado para realizar a assinatura da rescisão na empresa e era informado de que o pagamento das verbas rescisórias aconteceria nos próximos dias. No entanto, os depósitos bancários não eram efetuados e o trabalhador ficava sem receber. Leia a matéria na íntegra (clique aqui).
Exemplos não faltam também na categoria bancária. O Sindicato dos Bancários de São Paulo, por exemplo, já identificou deduções a mais de imposto de renda e até mesmo uma diferença de mais de R$ 35 mil na indenização do FGTS, além de desrespeito à estabilidade pré-aposentadoria e demissões irregulares de gestantes.
Por isso, a retomada da obrigatoriedade das homologações nos sindicatos é uma pauta muito importante. No site do Senado, é possível participar de uma consulta pública sobre o projeto. Acesse a página do "e-Cidadania" (clique aqui) para votar.
Se posicione. Vote SIM!

VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra aprova agenda de ações concretas de enfrentando ao racismo estrutural no sistema financeiro

Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano

SuperCaixa, superdifícil: resultados consolidados até outubro projetam apenas 40% das agências e PAs habilitados

Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia

Presidente Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet

VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades

Sindicato convoca empregados da Caixa para assembleia específica sobre o Saúde Caixa

Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias

Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias