
Ao demitir uma bancária com 14 anos de instituição que sempre teve bons resultado e foi bem avaliada, por não ter a certificação Anbima CPA-10, o Itaú evidenciou sua intransigência no relacionamento com os funcionários.
A bancária fez a prova no meio do ano. Porém, com problemas pessoais, de conhecimento do gestor, que a encaminhou para o Programa Fique OK, ela não teve sucesso na avaliação. O banco, então, aplicou uma medida orientativa disciplinar e deu um prazo para obter a certificação", informa matéria divulgada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo.
No feedback, o gestor reconhece que a bancária entregou todas as metas e resultados, mas por questão de 'ética inegociável com o cliente', ela não poderia estar atuando na função", esclarece a matéria.
Resolução do Banco Central exige o certificado apenas para as atividades “de distribuição e mediação de títulos, valores mobiliários e derivativos”. Entretanto, o banco diz no em termo de responsabilidade, que o bancário deve assinar, que o empregado não pode exercer atividades de “comercialização de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor".
Segundo dirigente da Contraf-CUT e do Seeb/SP, Carlos Damarindo, o banco alega que nenhum trabalhador será demitido por não ter a certificação. "A bancária, com 14 anos no Itaú, não teve uma segunda chance para fazer a prova. Foi demitida por falta de uma certificação, embora o banco alegue que o desligamento ocorreu por performance. Um absurdo."
Em reunião da COE Itaú com representantes do banco, no último dia 20/12, o Itaú informou novas medidas com relação às certificações Anbima: para trabalhadores que fizeram a prova e não passaram, 60 dias para obter a certificação; e, para os trabalhadores que não fizeram nenhuma tentativa, serão advertidos e terão os mesmos 60 dias para obter a certificação.
O Sindicato dos Bancários de Araraquara, por ser contra a responsabilização e qualquer forma de punição do trabalhador em relação a obtenção de certificações Anbima, cobra do Itaú que reveja sua postura no que tange às certificações e esclareça os critérios que podem levar a demissão destes bancários.
Sindicato oferece cursos preparatórios gratuitos para CPA-10
Trabalhadores associados ao Sindicato podem realizar, gratuitamente, o curso CPA-10 (EAD) através da parceria da entidade com a Rede do Conhecimento, a plataforma de educação que oferece cursos à distância voltados para a qualificação profissional e para o desenvolvimento de hobbies e habilidades pessoais.
Diversos outros cursos de ensino a distância (EAD) também estão disponíveis, como CPA 20, CEA, CA 600, Bancos Públicos no Brasil, FBB 200, etc.
Cada bancário (a) pode se inscrever em até dois (2) cursos simultâneos. Os interessados devem enviar e-mail para a Secretaria Geral do Sindicato (seebaqa@uol.com.br) informando nome completo, e-mail e CPF. As informações serão repassadas à Contraf-CUT e à Fenae, que enviarão ao inscrito os dados necessários para acesso à plataforma dos cursos.

Prestação de contas e Previsão Orçamentária 2026: Sindicato realiza Assembleia no dia 18 de novembro

Live dos eleitos da Previ nesta quinta-feira (13) vai avaliar conjuntura econômica e desempenho dos planos

Lucro do Banco Mercantil do Brasil cresce 34,8% e chega a R$ 737,6 milhões nos nove primeiros meses de 2025

Sindicato lança Torneio de Truco e amplia atividades de lazer e integração

Acordo Coletivo do Saúde Caixa é aprovado com 65,84% dos votos

Bradesco: bancários e bancárias deliberam sobre sistema de ponto eletrônico nesta sexta-feira (14)

Mulheres recebem 21% menos que homens em mais de 54 mil empresas

Sindicato Solidário se mobiliza para ajudar vítimas de tornado no Paraná

Eleições Cabesp: Escolher candidatos apoiados pelas associações e sindicatos é defender o Estatuto e seus direitos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias