
Dois dirigentes da Internacional Progressista, entidade que reúne organizações e ativistas progressistas de todo o mundo, estiveram na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), nesta quarta-feira (28), onde se reuniram com o secretário geral, Gustavo Tabatinga, a secretária de Relações Internacionais, Rita Berlofa, e a secretária de Organização do Ramo Financeiro e Política Sindical, Magaly Fagundes.
A entidade está no país não apenas para atuar como observadora independente do processo eleitoral em curso, “mas principalmente com o intuito de desenvolver uma ação de solidariedade, em favor da retomada de um projeto popular e da democracia de fato no Brasil”, como explica sua coordenadora regional para a América Latina, a brasileira Aline Piva. Um dos objetivos imediatos da Internacional Progressista na missão é noticiar, em tempo real, o que está se passando aqui neste momento. As publicações, em inglês, podem ser conferidas neste link. “Esse trabalho é fundamental, pois assim passamos informações para entidades sindicais, partidos, organizações populares e outros meios de comunicação, com os quais temos relações em muitos países”, explica Aline.
O contato institucional com a Contraf-CUT é visto como estratégico. “Entendemos que os trabalhadores do ramo financeiro estão entre os que mais sofrem o que chamamos de uberização, que é o processo de precarização do trabalho promovido pelo neoliberalismo”, afirma o coordenador geral da Internacional Progressista, o estadunidense radicado no México David Adler.
Para os ativistas, as entidades sindicais devem se articular mundialmente para conseguir enfrentar seus desafios atuais. “Há uma força internacional que precisa ser combatida, e vemos na Contraf-CUT uma ponte importante, no Brasil, para essa articulação de solidariedade internacional em defesa dos interesses dos trabalhadores”, completa David.
A secretária Rita Berlofa lembra que “a Contraf-CUT tem grande tradição em desenvolver atividades em parceria com organismos internacionais, em especial da sociedade civil, e esta relação com a Internacional nos fortalece para a luta pelos interesses da classe trabalhadora, que tem grandes semelhanças em todo o mundo”.

Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”

Super Caixa: movimento sindical lança campanha Vendeu/Recebeu

Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias