A FETEC-CUT-SP promove no dia 30 de novembro o Seminário 'Sindicalismo Contemporâneo - Um despertar para novos desafios'. O evento busca apresentar a trajetória do sindicalismo brasileiro nas últimas décadas, discutir o cenário atual e apontar soluções satisfatórias para o futuro.
O evento, que acontece no Novo Hotel Jaraguá, centro da capital paulista, terá como público os dirigentes da FETEC-SP e representantes de todos os seus sindicatos filiados, incluindo o Sindicato dos Bancários de Araraquara e região.
Para abordar a história do sindicalismo brasileiro, que tornou-se uma referência global, a FETEC-SP convidou alguns dos protagonistas dessa luta desde os anos 1970, como o primeiro presidente da CUT, Jair Meneguelli, João Vaccari Neto, Artur Henrique e Mônica Valente, primeira mulher a concorrer ao cargo de presidenta da Central.
Com a mesma temática histórica, mas com o viés mais voltado à luta dos bancários, também integram as mesas de exposição o atual deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT); Ivone Silva, presidenta do Instituto Lula, Neiva Ribeiro, presidenta do Seeb SP e Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT Nacional.
''A história dos trabalhadores brasileiros é reconhecida mundialmente por sua poderosa força de articulação, luta e engajamento. Eventos como esse são de suma importância para reverenciar essa trajetória e demonstrar o quanto caminhamos dentro de cenários adversos. Combater a ditadura militar e posteriormente o fascismo, nos mostra a importância de estarmos sempre atentos" disse Aline Molina, presidenta da FETEC-SP.
Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária-geral da FETEC-CUT/SP, destaca que o evento "foi concebido para relembrar a história de líderes históricos e para inspirar os atuais dirigentes a desenvolverem novas estratégias de luta para os próximos anos. ''Em 2024 teremos a renovação de nossa CCT, e estaremos percorrendo o estado com nossas caravanas de mobilização. Nossa mensagem tem que ser clara para os bancários e a população".
Fechando com Cartuns e Música
Para fechar o evento, a FETEC-SP trará o premiado cartunista e saxofonista, Renato Aroeira, com a performance ''Os cartuns e a música contam a História''.
Além de criar figuras icônicas que percorreram os jornais sindicais nas ultimas décadas, Aroeira também foi um visionário ao chargear o então deputado Bolsonaro, em 1993, como um dinossauro calçando botas militares, ou o Estupidosauros. Em 2019, o artista enfrentou um processo criminal devido à publicação de uma charge que retratava Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu formando o símbolo da suástica com os braços. A Justiça, porém, determinou que a charge tinha um propósito satírico.
Curso Paternidade e Maternidade com Relações Compartilhadas inicia nova turma em junho
Caderno dos Estados 2025 destaca papel da Caixa no desenvolvimento social e econômico do país
Pesquisa confirma: empregados querem reajuste zero nas mensalidades e melhoria da rede no Saúde Caixa
Emprego bancário segue em queda no primeiro trimestre de 2025, aponta Novo Caged
Justiça acata parcialmente ação da Contraf-CUT contra a Cassi e determina regras para cobrança de contribuições
Santander antecipa 1ª parcela do 13º apenas para empregados admitidos até dezembro de 2024
Coletivo Nacional de Saúde debate mudanças na NR-1 e junta médica
Consulta pública do Banco Central sobre regulação de fintechs termina em 31 de maio
Caixa aprova incorporação de participantes do REB ao Novo Plano
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias