
Na última sexta-feira (8), o Encontro Estadual dos Bancários do Banco do Brasil reuniu dezenas de trabalhadores lotados no estado de São Paulo. A atividade, realizada na sede da Fetec-CUT/SP, discutiu os atuais desafios enfrentados no banco e definiu propostas de um plano de lutas que será debatido no CNFBB (Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil), nos dias 21 e 22 de agosto.
"Estivemos reunidos no encontro estadual da Fetec-CUT/SP, parte fundamental do processo de debates que levarão ao 35° Congresso Nacional das Funcionárias e Funcionários do BB. Daqui saíram as pautas de São Paulo, que se juntarão às das demais federações para construção do nosso plano de lutas", explicou Fernanda Lopes, coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB).
Representando os bancários de Araraquara e região participaram o presidente do Sindicato, Paulo Roberto Redondo, e o secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Assuntos Jurídicos da entidade, André Luiz de Souza.

Espaço de análise e diálogo
O encontro estadual teve início pela manhã com uma análise de conjuntura que contou com a participação de Neiva Ribeiro, uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários e presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Em seguida, Rosangela Vieira, economista e técnica do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), trouxe diferentes dados sobre o atual cenário no Banco do Brasil.
"Os funcionários do Banco do Brasil desempenham uma função importante na sociedade, porque o Banco do Brasil, banco público, atua como agente de desenvolvimento econômico impulsionando os diversos setores da economia, em especial o agronegócio e a agricultura familiar. É importante saber em que cenário político e econômico os funcionários do BB irão montar seu plano de lutas", afirmou Neiva Ribeiro.
Na mesa seguinte, Juliana Carminato, conselheira consultiva da Previ, conduziu as discussões sobre o plano de previdência dos funcionários do BB. A Cassi e o Econumus também tiveram destaque no Encontro Estadual com uma mesa apresentada por Ana Beatriz Garbelini, conselheira deliberativa da Cassi; Adriana Ferreira e Rodrigo Leite, conselheiros deliberativos do Econumus.

Plano de lutas
Partindo para a conclusão da atividade, Antonio Netto, representante da Fetec-CUT/SP na CEBB, juntamente com Fernanda Lopes, apresentou informes sobre as mesas de negociação com o banco. Posteriormente, foram deliberadas as propostas que serão levadas à Conferência Nacional.
"Nesse encontro, além de debate sobre assuntos importantes para o funcionalismo, aprovamos as contribuições da Fetec-CUT/SP para o CNFBB, com propostas que incluem a defesa do banco público, dos direitos dos trabalhadores, da Cassi, da Previ, além de ações de luta para essa agenda. Mais uma importante demonstração da organização e unidade dos funcionários do BB", destacou Antonio Netto.

Sindicato aposta em inovação e formação para fortalecer a luta sindical

Bancários de Araraquara realizam Dia Nacional de Luta contra abusos do Santander

Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos

Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público

Trabalhadores vão às ruas, nesta terça-feira (4), para exigir queda na Selic

Funcef: prova de vida dos nascidos em novembro começou no último sábado (1º/11)

Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor

Centrais sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da classe trabalhadora

Sucesso e confraternização marcam o Torneio de Beach Tennis dos Bancários em Araraquara
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias