O Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região marcou presença no Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, reafirmando seu compromisso com a saúde e a dignidade dos empregados da Caixa Econômica Federal.
Nesta terça-feira (22), a diretoria da entidade esteve percorrendo as agências para dialogar com os trabalhadores, denunciar os ataques ao plano e exigir do banco respeito. Reajuste zero nas mensalidades; fim do teto de gastos da Caixa; manutenção dos princípios de solidariedade, pacto intergeracional e mutualismo; melhoria da rede credenciada; e a extensão do direito de manutenção do plano pós-emprego para contratados após 2018 estão entre as pautas.
“O Saúde Caixa é uma conquista histórica dos trabalhadores, fruto de muita mobilização, e precisa ser defendido. Mas isso só será possível com um modelo de custeio justo e viável. O teto de gastos impede que a Caixa assuma sua parte, transferindo para os usuários o peso dos aumentos sucessivos. Em jogo está a qualidade de vida dos empregados e o respeito a quem sustenta o funcionamento deste banco diariamente”, afirmou o presidente do Sindicato, Paulo Roberto Redondo.
Atualmente, os empregados têm arcado com valores muito acima dos 30% estabelecidos no acordo específico do plano como responsabilidade dos trabalhadores. Esse desequilíbrio é consequência direta da política da empresa de manter congelada sua contribuição em 6,5% da folha de pagamento — uma medida que sobrecarrega os usuários e ameaça a viabilidade do Saúde Caixa
Além dos altos valores, muitos empregados, especialmente em regiões do interior, enfrentam sérias dificuldades no acesso a serviços de saúde.
“É fundamental que os empregados, da ativa e aposentados, participem das atividades propostas pelo movimento sindical para reforçar neste período a nossa mobilização. Os protestos seguirão até que a Caixa entenda que saúde não é mercadoria. É direito e prioridade!”, concluiu Paulinho.
Também está agenda para hoje, terça-feira (22), a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre banco e bancário do futuro, que tratará sobre diversos pontos ligados à carreira do pessoal da Caixa.
Nova Tabela PIP é aprovada pela Previc, após anos de reivindicação do movimento sindical
Confira entrevista exclusiva do diretor de Benefícios da Funcef à Fenae
Curso Paternidade e Maternidade Responsável: inscrições para turma de agosto estão abertas!
Movimento sindical denuncia Santander à CVM por possíveis irregularidades contábeis
Caixa abre inscrições para novos membros das Comissões Regionais da Diversidade
Conferência Livre de Mulheres do Ramo Financeiro elegeu representantes que defenderão propostas da categoria por igualdade salarial
Banesprev: Mais um capítulo de luta e resistência contra a retirada de patrocínio
Justiça tributária: Entenda o que significa a taxação dos super-ricos
Procon é acionado contra Itaú para garantir plano de saúde a aposentados
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias