
Esta quarta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído por lei em 2000. A data faz parte da campanha Maio Laranja, destinada a promover a reflexão sobre a violência praticada contra os vulneráveis mais novos e a divulgação de meios para se impedir que ela aconteça. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), em 2021 foram feitas mais de 18 mil denúncias de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.
A principal orientação de especialistas, para identificar se alguma criança ou adolescente próximo pode estar sendo vítima de abuso, é observar alguns sinais de mudança de comportamento apresentados por eles e elas. Entre os mais comuns estão: medos; queda no rendimento escolar; comportamento agressivo; impaciência e ansiedade; mudança de humor; sono perturbado; depressão; automutilação; sentimento de culpa; acessos de raiva; limpeza compulsiva, confusão; dificuldade para relacionamentos sociais; brincadeiras, falas e desenhos com teor sexual impróprio para a idade; automutilação; e até tentativas de suicídios.
Denunciar é dever
Ao constatar a existência de abuso, todos têm a obrigação de denunciar, para quebrar o ciclo de agressão e encaminhar a vítima para apoio especializado. Todo esse processo pode ser feito por canais de atendimentos oficiais. O MDH disponibiliza diversos canais, como o Disque 100 e o App Direitos Humanos. Para informações mais detalhadas, o MDH publicou a cartilha com toda a orientação para conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso contra crianças e adolescentes.
Para o movimento sindical, crianças são as mais vulneráveis em um ambiente de violência, doméstico ou não, por ainda não terem condições de se defender. Por isso, é de extrema importância que adultos conscientes estejam atentos para protegê-las de todas as formas, intervindo diretamente e principalmente denunciando todo ato de violência.

Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”

Super Caixa: movimento sindical lança campanha Vendeu/Recebeu

Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias