A representação sindical dos empregados do Mercantil enviou um ofício ao banco, na quinta-feira (10), cobrando esclarecimentos sobre recentes demissões por justa causa que foram realizadas sumariamente, sem a devida justificativa, por parte do banco. A situação tem impedido que trabalhadoras e trabalhadores exerçam seu direito de defesa.
O ofício foi elaborado após o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região (Seeb/BH) receber denúncias relacionadas à situação. Segundo os relatos, as demissões por justa causa têm se tornado frequentes e vêm acontecendo com base, unicamente, em queixas dos clientes, sem que as bancárias e bancários tenham acesso aos motivos que justificariam o desligamento.
O coordenador Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Mercantil, Vanderci Antônio da Silva, ressalta que a ampla defesa é um direito de todas as trabalhadoras e trabalhadores, uma medida que evita arbitrariedades e impede que as decisões sejam tomadas sem a devida apuração. Por isso, o ofício solicita um pronunciamento da Superintendência de RH do Mercantil sobre o assunto.
"É fundamental lembrarmos que, em casos de demissão por justa causa, os trabalhadores desligados perdem muitos de seus direitos rescisórios. Então, é muito grave que o funcionário não tenha a chance de se defender antes que lhe seja imputada a culpa", ressaltou o coordenador COE/Mercantil.
"É fundamental que os bancários desligados procurem orientação de seus Sindicatos o mais rápido possível. Nestes casos, é possível reverter a demissão para uma rescisão sem justa causa, de modo que o funcionário desligado tenha direito a receber todas as verbas rescisórias, além da multa de 40% sobre o FGTS", afirmou o também funcionário do Mercantil e diretor do Seeb/BH, Marco Aurélio Alves.
O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região está à disposição para prestar orientação jurídica aos trabalhadores que estiverem passando por situação semelhante ou em caso de quaisquer outras irregularidades no ambiente de trabalho.
Fale com o Sindicato:
- Fale Conosco
- WhatsApp
- Facebook
- Instagram
- Twitter
SuperCaixa, problemas no VPN e Saúde Caixa foram pauta em reunião com a Caixa
Conferência nacional marca novo momento de escuta e valorização de aposentadas e aposentados do ramo financeiro
Sindicato reforça luta contra terceirização fraudulenta em audiência pública na Câmara Municipal de Araraquara
Sindicato promove atualização sobre mudanças nas Certificações ANBIMA
Começa a 1ª Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro
Abertas as inscrições para a Conferência Livre de Mulheres no Ramo Financeiro
Sindicato participa de Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro
Saúde Caixa: Comitês de credenciamento e descredenciamentos serão instalados a partir desta quarta-feira (2)
TST reafirma direito à jornada reduzida para empregados públicos com filhos com TEA
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias