O Brasil voltou a registrar aumento do número de casos e também de internações provocadas pela Covid-19 e suas variantes. Desde o fim de abril deste ano, os números têm mostrado alguma piora e em cidades como São Paulo e estados como o Rio Grande do Norte os leitos já estão lotados.
Em São Paulo foi registrado um aumento de 251,8% no total de pacientes infectados pela Covid-19 internados na rede municipal tanto em leitos de enfermaria quanto de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), no mês de maio.
No Rio Grande do Norte, os hospitais voltaram a registrar 100% de ocupação nos leitos para Covid-19. Dos 56 leitos críticos Covid disponíveis no estado, apenas 19 estão disponíveis segundo boletim da plataforma Regula RN.
Natal, a capital potiguar, responde sozinha por 38,2% da procura por leitos. No Hospital Giselda Trigueiro, por exemplo, a taxa de ocupação é de 67%.
O RN registrou até agora 507.566 casos confirmados de Covid-19 e 8.211 pessoas mortas em consequência da doença.
Números do Brasil
Neste domingo (5), sem dados de oito unidades da federação, o Brasil registrou 12 mortes em consequência de complicações causadas pela Covid-19, totalizando 667.056 desde o início da pandemia.
No mesmo período de 24 horas, entre o sábado e o domingo, foram registrados 4.591 novos diagnósticos, totalizando 31.153.765 casos conhecidos desde o início da pandemia.
Não atualizaram os dados: Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e Tocantins.
O que explica a alta de casos?
De acordo com o infectologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Júlio Croda pelo menos quatro fatores explicam a atual elevação do número de casos no Brasil:
1 - a flexibilização das medidas proteção como o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados;
2 - a chegada do frio. Segundo Croda, nos dias entre o outono e o inverno os vírus respiratórios, e não apenas o coronavírus, circulam com mais facilidade.
O boletim Infogripe, da Fiocruz, que acompanha de perto os casos de síndromes respiratórias, informou em sua edição de quarta-feira (1º) que a Covid-19 já respondia por 59,6% dos casos de síndrome e síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
Em meados de maio, a Covid representava 48% dos casos de SRAG.
3 – A possibilidade de que as subvariantes da ômicron Ba4 e Ba5 possam estar ganhando terreno no Brasil, é outra possibilidade apontada por Júlio Croda.
4 – A estagnação da campanha de vacinação, principalmente da vacinação de reforço no público mais jovem é outro fator relevante, segundo o infectologista da Fiocruz. "E estamos vendo também uma estagnação da quarta dose nas pessoas mais velhas, o que é preocupante porque pode contribuir para o aumento de internações", acrescentou Croda.
Subvariantes
No fim de maio, o Instituto Todos chamou atenção para o fato de que embora subvariante BA2 da ômicron era prevalente, havia sinais de aumento de BA4 e BA5 - essas duas subvariantes foram responsáveis por um aumento recente de casos na África do Sul têm como característica a fácil disseminação e a baixa letalidade.
Estado de SP já iniciou a aplicação da 4ª dose
O Estado de São Paulo já iniciou a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em adultos acima dos 50 anos e profissionais de saúde maiores de 18 anos, pessoas que já completaram quatro meses desde a terceira dose da vacina contra a covid-19.
Para mais informações sobre o cronograma vacinal em Araraquara, procure pela Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho
Empregados reafirmam que a solução para o Saúde Caixa passa, necessariamente, pelo reajuste zero e pelo fim do teto de 6,5%
Artigo: Regulamentar para proteger. O papel social das redes
Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
Impactos da IA e Soberania são temas da 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
Envelhecimento com dignidade: conferência livre, promovida pela CUT, define pautas para pessoa idosa
Faltam 8 dias para o início da 27ª Conferência Nacional dos Bancários
COE do Mercantil avança em negociação sobre PLR própria e auxílio educacional
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias