Na noite da última sexta-feira (13/5), a Viepe encaminhou e-mail para alguns empregados que receberam o Bônus Caixa com informações sobre a devolução de parte dos valores (que poderia ser feita de forma parcelada), que a direção alega ter pago a maior, para promover suposto acerto, já que mais empregados passaram a ter direito ao pagamento, dividindo o valor orçado para o Bônus que foi congelado pela direção.
O Bônus Caixa, implementado pelo banco em 2017, tem os critérios definidos unilateralmente pela direção da Caixa e contempla apenas parte dos empregados. As entidades sempre cobraram que o valor fosse pago a todos e tivessem seus critérios definidos de forma negociada, fazendo parte de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), trazendo segurança aos trabalhadores.
O fato mostra como o formato do Bônus Caixa é prejudicial aos empregados, mas, principalmente, evidencia como a GDP é mal pensada e mal feita, gerando situações como esta, e outras como pessoas prejudicadas em seus currículos por ausência de avaliação, por exemplo. A direção do banco quer transferir a responsabilidade de sua administração equivocada aos trabalhadores.
O Sindicato, através da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), buscará o banco para negociar os problemas relacionados ao cálculo do GDP e cobrar que os empregados não paguem por um erro da gestão de Pedro Guimarães.
É importante frisar que o bônus e a GDP não são negociados com o movimento sindical, ao contrário do que ocorre com a PLR e a PLR Social, programas negociados com a representação dos trabalhadores, os quais o movimento sindical defende que sejam cada vez mais fortalecidos.
Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
27ª Conferência da FETEC-CUT/SP aprova Plano de Lutas e reafirma defesa da soberania nacional e digital
Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho
Empregados reafirmam que a solução para o Saúde Caixa passa, necessariamente, pelo reajuste zero e pelo fim do teto de 6,5%
Artigo: Regulamentar para proteger. O papel social das redes
Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
Impactos da IA e Soberania são temas da 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias