
Após cobrança da Comissão de Empresa das Funcionárias e dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), o Banco do Brasil concordou em adotar medidas específicas para atender casos excepcionais de empregados com saldo de horas negativas acumuladas durante a pandemia de Covid-19. As demandas serão recebidas pelo canal da Gepes Atendimento.
A decisão busca resolver pendências de um processo que se arrasta desde o início da vigência do acordo emergencial firmado em julho de 2020, quando mais de 25 mil bancárias e bancários acumulavam saldo negativo de horas a compensar. Atualmente, esse número caiu para menos de 10% do total inicial, resultado do esforço coletivo das trabalhadoras, trabalhadores e da representação sindical para cumprir a compensação estabelecida.
É importante lembrar que, no acordo firmado no ano passado, foi conquistada a anistia total das horas negativas acumuladas por funcionárias e funcionários pertencentes aos grupos de risco da Covid-19, garantindo justiça social para quem esteve impossibilitado de exercer atividades presenciais no período mais crítico da pandemia.
Para os casos em aberto, o Banco do Brasil informou que o débito de horas será descontado na folha de pagamento de julho, com vencimento em 20/07. Trabalhadoras e trabalhadores que tiverem saldo superior a 40 horas poderão solicitar adiantamento salarial para facilitar a quitação do débito.
Os casos excepcionais poderão ser tratados diretamente pelo canal da Gepes Atendimento, disponível pelos telefones:
- 4003-5291 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
- 0800 881 5291 (Demais localidades)
A CEBB orienta que todas as bancárias e bancários que tiverem dúvidas ou encontrarem dificuldades no processo também procurem seus sindicatos de base, que estão à disposição para prestar orientação e apoio.
“A solução negociada garante mais tranquilidade para quem ainda possui saldo negativo expressivo, especialmente para os cerca de 440 colegas com mais de 40 horas a compensar. É fruto da insistência da representação das funcionárias e dos funcionários em buscar alternativas justas para todos os casos”, destaca Fernanda Lopes, coordenadora da Comissão.

Receita paga lote da malha fina de dezembro

Luta por mudanças no Super Caixa continua

Comunicação sobre mudanças gera medo e insegurança em bancários do Itaú

Saiba como será o expediente dos bancos no Ano Novo

Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Por unanimidade, STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil. Entenda

Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio

Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu

Movimento sindical bancário mantém vigilância sobre pautas estratégicas durante o recesso do Congresso
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias