Nesta terça-feira (19), acontece na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma audiência pública para discutir os altos valores cobrados no plano de saúde dos aposentados do Itaú. A iniciativa foi provocada pelo movimento sindical e apresentada pela deputada federal Érika Kokay. O Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região participa da atividade, representado por sua diretora Rosângela Lorenzetti, que também ocupa a Secretaria de Saúde da Fetec-CUT/SP.
O encontro busca expor os prejuízos sofridos pelos aposentados do banco após as mudanças nas regras do plano e construir soluções coletivas que garantam a manutenção desse direito fundamental: o acesso à saúde. Muitos ex-bancários enfrentam mensalidades que chegam a R$ 2.135,71 por pessoa — o que pode ultrapassar R$ 4.271,42 para um casal. Esse cenário decorre do fim da contribuição parcial do Itaú, prevista na Convenção Coletiva de Trabalho, tornando o custeio inviável para a maioria.
Desde outubro de 2023, o tema vem sendo debatido em um processo mediado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A principal reivindicação é que os valores sejam compatíveis com a renda dos aposentados e que haja isonomia em relação aos funcionários da ativa, com os mesmos critérios de subsídio aplicados pelo banco, pela Fundação Itaú Unibanco de Previdência Complementar e pela Fundação Saúde Itaú.
“Ao longo da vida, esses trabalhadores contribuíram para o crescimento do Itaú. Agora, quando mais precisam de amparo, são penalizados com cobranças abusivas que inviabilizam o acesso à saúde. O banco tem total capacidade de assegurar esse direito, e é isso que estamos reivindicando: respeito e dignidade para quem dedicou anos de trabalho à instituição”, afirma Rosângela Lorenzetti, diretora do Sindicato.
Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
Sindicato participa da Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador reforçando a luta contra o adoecimento da categoria bancária
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias