
Diante do surgimento de novas formas de golpes digitais, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou recentemente que não entra em contato com beneficiários e segurados através de mensagens de WhatsApp.
De acordo com o INSS, golpistas se passam por uma suposta Central de Atendimento do Instituto e se utilizam da imagem da personagem Helô - assistente virtual do aplicativo Meu INSS. De posse de algumas informações prévias, os criminosos pedem mais informações do segurado, sob a justificativa de formalizar o atendimento.
O órgão pede que, caso haja recebimento de mensagens deste tipo de perfil no WhatsApp, os segurados "bloqueiem imediatamente e não forneçam nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos".
"O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135", esclarece o Instituto.
Além disso, o INSS explica que quando o segurado busca atendimento, "o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado".
Fique atento
O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.
- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135;
- A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).
O que fazer em caso de tentativa de golpe
Denuncie aqui tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135.

Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”

Super Caixa: movimento sindical lança campanha Vendeu/Recebeu

Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias