
Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada na terça-feira (7) pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), revela que 77,4% das famílias brasileiras fecharam o mês de maio endividadas. O resultado é 0,3 ponto percentual menor que o mês de abril, que fechou com 77,7% das famílias endividadas.
São pessoas que estão com dívidas a vencer no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa.
Por outro lado, a proporção de famílias com contas e/ou dívidas em atraso aumentou em maio, alcançando 28,7% dos lares no País. A pesquisa destaca que as famílias estão enfrentando dificuldades para honrar suas dívidas no mês. "[Elas] já estão com o orçamento muito apertado não só por conta das dívidas, mas também pela inflação ao consumidor acima dos 12% anuais", frisa no relatório.
A inflação está comendo o orçamento das famílias brasileiras. A dificuldade é tanta que o comprometimento médio da renda familiar com dívidas chegou a 30,4% em maio. Essa é a maior proporção desde agosto de 2021. Do total de endividados, 22,2% precisaram de mais de 50% da renda para pagar dívidas com bancos e financeiras, proporção mais elevada desde dezembro de 2017.
Principais dívidas
De acordo com a pesquisa, as famílias fizeram menos dívidas no cartão de crédito entre abril e maio. No entanto, ao verificar o histórico de um ano da pesquisa, é possível notar que a proporção de endividados com cartões avançou 7,6 pontos percentuais, alcançando 88,5% dos brasileiros.
Este resultado foi motivado por mais gastos no cartão entre os consumidores de poder aquisitivo maior, já que o endividamento na modalidade aumentou 12 p.p., alcançando históricos 92,9% de famílias nesse grupo.
O comportamento é explicado pela vacinação contra a Covid-19 que possibilitou a retomada do consumo de serviços, habitualmente pagos com cartão de crédito pelos consumidores na faixa de maior renda.


Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”

Super Caixa: movimento sindical lança campanha Vendeu/Recebeu

Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias