Após muita mobilização e pressão dos trabalhadores, entre eles os bancários, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 581/2019, de autoria do senador Álvaro Dias (Podemos-PR) e relatoria do senador Irajá (PSD-TO), que aplica à PLR (Participação nos Lucros e Resultados) paga aos trabalhadores o mesmo regime jurídico tributário dos lucros e dividendos dos sócios e acionistas de empresas. Ou seja, o PL 581/2019 propõe a isenção do imposto de renda na PLR.
O relatório do senador Irajá foi aprovado por unanimidade na CAE, com 13 votos favoráveis, e trata-se de uma decisão terminativa. Isso quer dizer que se não houver apresentação de recurso em 5 dias úteis, o projeto segue direto para a Câmara dos Deputados, sem a necessidade de votação no plenário do Senado.
"É preciso afastar por completo o imposto sobre a renda que hoje grava o pagamento de PLR aos empregados das empresas, de sorte a conferir tratamento semelhante ao dispensado pelo legislador aos lucros entregues aos acionistas", destacou o senador Irajá em entrevista para a Agência Senado.
Câmara dos Deputados
Na Câmara, o projeto passará pelas devidas comissões e, aprovado nas mesmas, segue para votação em plenário da casa. O PL 581/2019 só retorna ao Senado se sofrer alterações durante sua tramitação na Câmara dos Deputados.
A vitória no Senado é muito importante, uma vez que se aprovado em definitivo na Câmara significará mais dinheiro no bolso dos trabalhadores, além de uma maior justiça fiscal. Se os sócios e acionistas de uma empresa não são onerados nos seus lucros e dividendos, não há qualquer justificativa cabível para o trabalhador, que constrói os resultados, ser onerado na sua PLR.
Os bancários e bancárias, assim como toda a classe trabalhadora, estará mobilizada e pressionando pela aprovação definitiva do PL 581/2019 na Câmara dos Deputados. No Senado, a organização foi fundamental para vencer uma batalha. Agora, na Câmara, teremos de lutar juntos novamente pela vitória definitiva.
Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
Sindicato participa da Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador reforçando a luta contra o adoecimento da categoria bancária
Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
27ª Conferência da FETEC-CUT/SP aprova Plano de Lutas e reafirma defesa da soberania nacional e digital
Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias