
O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região participa, na manhã desta terça-feira (21), juntamente às demais entidades e associações representativas dos trabalhadores ativos e aposentados do Santander, de ato público contra os ataques do banco espanhol ao plano de saúde e fundo de pensão dos banespianos.
A entidade está representada pelos diretores Marcelo Fabiano Siqueira e Paulo Vicente Fernandes, e por seu presidente Paulo Roberto Redondo.
A atividade sucede a data de 20 de novembro, dia marcante para os banespianos, que há 23 anos vivenciaram o fatídico dia que um banco estrangeiro - o Santander - arrematara o Banespa, um patrimônio inestimável a um valor muito abaixo do estimado, um golpe não só aos trabalhadores, mas aos clientes que também nutriam simpatia pela instituição. Afinal de contas, o Banespa era, sem dúvidas o banco mais importante para o desenvolvimento do estado de São Paulo, além de contar com bancários que trabalhavam com um senso único de humanidade e coleguismo.
Desde então, o Santander tenta apagar pouco a pouco a memória do que existe do Banespa: primeiro o nome, depois o prédio símbolo da cidade, as características de trabalho nas agências e agora, 23 anos depois de colocarem as garras no Banespa, quer apagar seus aposentados e famílias que dependem dos benefícios para manter suas vidas. O Banesprev, que outrora era assegurado por 18 meses no pós-privatização, foi motivo de muita luta e suor para sua manutenção até agora – e é um direito dos participantes uma aposentadoria tranquila.
“Estamos realizando este ato hoje contra a ganância do Santander. Tomamos as ruas para denunciar os ataques do banco espanhol. Não podemos aceitar retrocessos nos direitos dos aposentados. E esta é uma luta apartidária que todos e todas devem encampar. É o momento de fazer nossa voz ser ouvida depois de tantos anos que levaram o banco espanhol a tratarem as vidas dos participantes do Banesprev como gastos desnecessários a serem dizimados. Aposentadoria digna é direito de todos”, destaca o diretor do Sindicato, Paulo Vicente Fernandes.

VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra aprova agenda de ações concretas de enfrentando ao racismo estrutural no sistema financeiro

Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano

SuperCaixa, superdifícil: resultados consolidados até outubro projetam apenas 40% das agências e PAs habilitados

Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia

Presidente Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet

VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades

Sindicato convoca empregados da Caixa para assembleia específica sobre o Saúde Caixa

Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias

Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias