Para marcar o Dia Nacional de Luta em Defesa do Emprego no Itaú, o Sindicato dos Bancários de Araraquara retardou em 1h a abertura da Agência Centro contra as reestruturações que estão sendo promovidas pelo banco e que resultarão em mais demissões em todo o país.
No último dia 04 de julho, representantes da direção do Itaú comunicaram que a área de Consignado (Diretoria de Operações Centralizadas) e Veículos (Diretoria de Negócios ItauCred Veículos) estão em fase de automação e postos de trabalho serão eliminados. Sistematicamente o banco vem promovendo redução do quadro de funcionários, com reflexos diretos sobre as unidades do varejo e áreas administrativas.
A atividade também tem como objetivo denunciar à população a realidade enfrentada pelos funcionários nas agências, bastante diferente da propagada pelo Itaú em suas publicidades. A pressão pelo cumprimento de metas cada vez mais abusivas e a sobrecarga de trabalho têm provocado o aumento dos casos de adoecimento entre os trabalhadores do banco.
“O Itaú tem registrado lucros recordes e não há nenhuma desculpa para promover reestruturações que culminam em mais demissões. Só no primeiro trimestre deste ano foram R$ 7 bilhões de lucro. Que empresa tem esse resultado no Brasil, em plena crise econômica?”, questiona o presidente do Sindicato, Paulo Roberto Redondo.
“É triste saber que o banco não se preocupa nem um pouco com as consequências dessa política nefasta, que coloca pais e mães de família na rua, contribui para o aumento do índice de desemprego no país, amplia a exploração para quem fica e precariza ainda mais o atendimento para clientes e usuários, provocando longas filas enquanto cobra tarifas exorbitantes”, acrescenta a secretária geral do Sindicato, Rosângela Lorenzetti.
As mobilizações seguirão na sexta-feira (15), com atividades virtuais programadas para cobrar negociação com a direção do Itaú, melhores condições de trabalho, o fim das demissões e a garantia de empregos.
Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho
Empregados reafirmam que a solução para o Saúde Caixa passa, necessariamente, pelo reajuste zero e pelo fim do teto de 6,5%
Artigo: Regulamentar para proteger. O papel social das redes
Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
Impactos da IA e Soberania são temas da 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
Envelhecimento com dignidade: conferência livre, promovida pela CUT, define pautas para pessoa idosa
Faltam 8 dias para o início da 27ª Conferência Nacional dos Bancários
COE do Mercantil avança em negociação sobre PLR própria e auxílio educacional
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias