
Na última sexta-feira, 7 de março, o Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região prestou sua homenagem às trabalhadoras do ramo financeiro em visitas às agências bancárias do município.
“Celebrar o Dia Internacional da Mulher com as mulheres bancárias e parabeniza-las é uma ação tradicional do Sindicato. É uma forma de demonstrarmos todo o nosso carinho, respeito e admiração por quem é sinônimo de amor e da coragem que move e transforma. É também uma oportunidade de relembrarmos que esta é uma data política, cuja maior simbologia é de força e luta”, explicou o presidente da entidade, Paulo Roberto Redondo.
Além da entrega de um brinde personalizado como forma de reconhecimento, numa parceria entre Sindicato e Fetec-CUT/SP, os diretores dialogaram sobre a importância da reflexão acerca de pautas tão fundamentais para toda a sociedade, como o combate à violência de gênero, a defesa dos direitos, por igualdade de oportunidades, respeito e valorização.
Se hoje temos as mulheres em cargos antes majoritariamente ocupados por homens, mesmo após séculos de luta pela afirmação da figura feminina na sociedade, elas ainda permanecem sem o devido reconhecimento de sua importância no mundo do trabalho. Mulheres dedicam, em média, 2,3 horas a mais que os homens por semana, somando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Com nível educacional mais alto, ganham em média 78,9% do rendimento deles.
“As dificuldades para ascendermos na carreira são inúmeras. Começa com a participação ativa na administração da casa e nos cuidados com a família, junto com uma grande cobrança social. Também precisamos superar processos de seleção cercados de subjetividades vinculadas à visão estereotipada sobre nossa capacidade. A história prova, entretanto, que a luta coletiva em busca da igualdade, valorização e respeito vem dando resultados, ainda que lentamente. A aprovação da Lei de Igualdade Salarial vem para trazer dignidade às mulheres e esperança para as futuras trabalhadoras, de terem emprego livre de discriminação”, destacou a secretária geral do Sindicato, Andréia C. de Campos.
> Confira aqui a galeria de fotos
Parabéns a todas as mulheres! Apoiar suas conquistas e lutar por seus direitos é reconhecer a sua força!

Bancários de Araraquara realizam Dia Nacional de Luta e denunciam pressão e adoecimento no Banco do Brasil

Sindicato aposta em inovação e formação para fortalecer a luta sindical

Bancários de Araraquara realizam Dia Nacional de Luta contra abusos do Santander

Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos

Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público

Trabalhadores vão às ruas, nesta terça-feira (4), para exigir queda na Selic

Funcef: prova de vida dos nascidos em novembro começou no último sábado (1º/11)

Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor

Centrais sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da classe trabalhadora
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias