
Uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (8), na Câmara Municipal de Araraquara (SP), marcou os três anos dos ataques às sedes dos Poderes da República, reafirmando a data como um dia de memória, reflexão e defesa do Estado Democrático de Direito.
O ato unificado, denominado “8 de Janeiro: Vitória da Democracia”, contou com a presença do presidente do Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, Paulo Roberto Redondo (Paulinho); da secretária geral da entidade, Andréia C. de Campos; e do secretário de Condições de Trabalho, Saúde e Assuntos Jurídicos, André Luiz de Souza. A solenidade também reuniu autoridades, presidentes de partidos políticos, demais sindicatos, representantes da sociedade civil e convidados em torno do compromisso com a preservação das instituições e o respeito à Constituição.

A cerimônia também lembrou que foi em visita à Araraquara, por conta de danos causados pelas chuvas que atingiam a região à época, que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, soube sobre as invasões e, então, ordenou uma intervenção federal no Distrito Federal. E, na noite daquele dia, tomou a decisão de retornar a Brasília e visitar a destruição no Palácio do Planalto, no Supremo Tribunal Federal e no Congresso Nacional.
“Nossa participação nesta atividade, como entidade cidadã, é necessária e carregada de significado. A memória reafirma Araraquara como território de luta democrática. Estar ali, ao lado de tantas vozes comprometidas reforça que a democracia não se sustenta sozinha: ela exige presença, organização, diálogo e ação permanente. Essa data não pode ser tratada apenas como a lembrança de um ataque, mas como um alerta contínuo. Lembrar é um ato de resistência, e resistir é proteger o futuro. Seguiremos atentos e mobilizados, porque a democracia que conquistamos com luta precisa ser defendida todos os dias!”, destacou Paulinho.

Saiba quanto você vai economizar de IR com a calculadora do Dieese

Lula: O 8 de janeiro está marcado na História como o dia da vitória da nossa democracia

Fechamento de cerca de 250 agências do Itaú provoca caos no atendimento e sobrecarrega bancários e clientes

Conselho de Usuários do Saúde Caixa: candidatos da Chapa 2 realizam live nesta quinta-feira (8)

Caixa: Comece 2026 assinando o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu

Debate sobre regulação do sistema financeiro e representação dos trabalhadores é destaque no Estadão

Bancários do Itaú avaliam novo Acordo Coletivo em assembleia no dia 13 de janeiro

Cabesp: Diretores eleitos tomam posse e reafirmam compromisso com a defesa dos associados

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias