O calor está extremo, não é mesmo? Agora imagine trabalhar num lugar fechado, durante o período mais quente do dia, sem ventilação e repleto de clientes!
Essa é a situação da agência da Caixa, localizada na região central de Araraquara, fechada pelo Sindicato na manhã desta quarta-feira (23).
A diretora da entidade, Lara Moretti, explica que a medida foi necessária devido à negligência do banco. Desde o início de setembro os funcionários estavam trabalhando em condições precárias por causa de problemas no aparelho de ar condicionado central.
“Já havíamos alertado, por mais de uma vez, a gerência e a diretoria regional da Caixa e solicitado a troca do aparelho. Quase dois meses se passaram e as soluções apresentadas têm sido paliativas e ineficientes. O banco justifica os problemas de climatização culpando a empresa de manutenção, numa clara tentativa de se eximir de sua responsabilidade. Interromper o atendimento ao público é a última opção, mas quando as condições de trabalho se tornam insuportáveis, é hora de agir. A segurança e o bem-estar dos empregados estão em risco”, destaca a dirigente.
“É inadmissível que uma agência fique tanto tempo com o ar condicionado sem funcionamento. Araraquara está localizada em uma região quente. Nesta época do ano, o calor é insuportável. Ficar sem o sistema de refrigeração é praticamente uma tortura aos trabalhadores e clientes”, acrescentou a secretária geral do Sindicato, Andréia C. de Campos.
O Sindicato atua para que a situação na agência seja regularizada, conforme determina a legislação em vigor, e seus funcionários e funcionárias (e também os clientes) tenham sua saúde respeitadas. A unidade permanecerá fechada até que a Caixa resolva o problema de forma efetiva.
“Ninguém deve trabalhar em condições insalubres. Caso sua agência apresente alguma questão que impossibilite o desempenho do trabalho de maneira segura, faça uma denúncia através de nossos canais de comunicação”, reforça Lara.
Bancários e bancárias podem entrar em contato com o Sindicato através do dirigente que visita seu local de trabalho ou ainda por telefone (16 3336-6700), Whatsapp ou e-mail. As denúncias também podem ser feitas por meio do Fale Conosco, que apura os problemas relatados e cobra providências dos bancos, tudo isso com a garantia do anonimato do denunciante.
Setembro Amarelo: Agora é lei!
Com divulgação do INPC, veja como fica reajuste salarial e outras verbas da categoria
Bancários defendem no Congresso Nacional redução do IR na PLR
Banco do Brasil: Plano 1 da Previ volta a atuar com superávit
COE Itaú se reunirá na segunda-feira (15) com os representantes do banco
FUNCEF: Campanha sobre a meta atuarial esclareceu participantes e alerta sobre revisão anual da taxa
Fintechs: da promessa de modernização à rota para lavagem de dinheiro
Demissões no Itaú: Coordenação da COE se reuniu com o banco e pediu revisão de desligamentos
Sindicato reforça luta pela soberania e pelos direitos da classe trabalhadora
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias