O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região convida todos os bancários e financiários sindicalizados para exibição da peça de teatro “A comédia do trabalho”. A apresentação será no dia 29 de novembro, na sede do Sindicato – localizada à Rua Pedro Álvares Cabral, 1902 –, a partir das 18h30.
A comédia pertence ao conjunto de peças da Cia do Latão para estudo e pesquisa da realidade brasileira no início dos anos 2000, e aborda os temas do mundo do trabalho, da crise financeira e dos rumos da classe trabalhadora, naquele momento, mas ainda muito atuais. Para esta ocasião, a peça da Cia do Latão foi adaptada pelo grupo Seu Edgar Teatro & Cia.
A atividade contará, ainda, com uma roda de conversa com dirigentes de entidades sindicais parceiras do Seeb Araraquara.
“Esta peça é mais uma oportunidade de os trabalhadores e da população de forma geral conhecerem no palco o modelo do capitalismo e suas práticas financeiras, com uma adaptação do tema para o atual contexto brasileiro. É um convite à importantes reflexões através da comicidade da narrativa e de boas risadas”, ressalta a secretária de Imprensa, Comunicação e Cultura do Sindicato, Rosângela Lorenzetti.
Sinopse
No auge do capitalismo financeiro, o banqueiro Leonid depende de ajuda governamental para vender seu banco a um investidor estrangeiro. Enquanto isso, seu irmão gêmeo, Creonid, sofre de uma psicose paranoica: um misto de culpa pela miséria dos pobres e o medo de que os oprimidos se revoltem contra ele e o seu negócio.
Núlio, um entre dezenas de demitidos do banco, tenta suicidar-se no alto da empresa em que trabalhou. Enquanto isso, uma representante da Missão Filantrópica Internacional viaja ao trópico para fornecer soluções baseadas em auto-ajuda enquanto a tentativa de suicídio é transformada em um grande show midiático assistido pela massa de desempregados da grande cidade que se move caoticamente entre a insatisfação, o desespero e a rebeldia.
O elenco da adaptação de “A comédia do trabalho” é composto por Agatha Craesmeyer, Pedro Araújo e Samira Fernandes, com direção de Gabriella Rodrigues. A apresentação é parte do resultado de dois semestres de oficina sobre teatralidades épicas e teatro político. Essa atividade foi concebida pelo grupo teatral Seu Edgar Teatro & Cia e realizada com apoio do Sindicato dos Bancários de Araraquara.
Seu Edgar Teatro & Cia foi formado em 2020, a partir do Núcleo de Poéticas Políticas da Escola Livre de Teatro de Santo André e é composto por Gabriella Rodrigues, João Raphael Reis, Lucas Minari e Mariana Sapienza. O grupo pesquisa de maneira prática e teórica poéticas teatrais críticas como, por exemplo, as experiências de teatro épico alemão e brasileiro. Entre 2022 e 2024, o Seu Edgar realizou atividades no Brasil (Araraquara e São Paulo), Colômbia, Equador e Canadá.
Caixa: Representação dos empregados entrega contraproposta para caixas e tesoureiros
Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é conquista dos movimentos sociais
Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
Conselho Deliberativo da Funcef vai votar adequação da meta atuarial nesta quinta-feira (21)
Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
Organização do trabalho nos bancos leva a adoecimento mental da categoria
A pioneira articulação de políticas globais inclusivas
Banco do Brasil tem lucro de R$ 9,5 bilhões no 3º trimestre do ano, alta de 8%
Movimento sindical prepara documento que será entregue aos líderes do G20
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias