
O Banco Mercantil e empresas coligadas, em mais uma demonstração de desprezo com o bem-estar dos seus funcionários da ativa e ex-funcionários e sem nenhum compromisso com sua própria história, anunciou a retirada total do patrocínio da CAVA. Prevista por Lei complementar, a retirada de patrocínio é uma prerrogativa do patrocinador. Entretanto, deve ser tratada como algo excepcional, somente em casos extremos, e deve ter uma série de garantias à parte mais prejudicada na ação, ou seja, os trabalhadores participantes dos planos.
A Caixa Vicente de Araújo (CAVA) foi fundada pelos empregados do Mercantil, em 3 de maio de 1958, sob a forma de Associação e declarada de utilidade pública pela Lei Estadual nº 2.601 de 05 de janeiro de 1962, com a missão de oferecer os seguintes benefícios: auxílio natalidade, auxílio educacional, auxílio doença, auxílio funeral e pecúlio por morte.
"Centenas de funcionários associados ativos, que ainda hoje pagam rigorosamente a mensalidade em dia, descontada diretamente em folha de pagamento, sequer foram ouvidos sobre a retirada do patrocínio ou a destinação dos bens patrimoniais da CAVA. Em uma live específica realizada pelo banco, os questionamentos do Sindicato e demais associados foram sumariamente ignorados. Como ficam os direitos dos funcionários e, principalmente, o patrimônio da CAVA, Mercantil", indagou Marco Aurélio Alves, coordenador da COE/BMB.
Ao longo dos anos, o Mercantil foi esvaziando os benefícios da CAVA, não levando em consideração o bem-estar e garantias dos funcionários e ex-funcionários. Isto culmina, agora, com a retirada total do patrocínio. Tudo pelo lucro cada vez mais exorbitante!
A AFAPAC, associação dos participantes e ex-participantes da CAVA, sediada em Belo Horizonte, também indignada com o descaso do Mercantil, entrou em contato com o Sindicato para agendar reunião preparatória. Devem ser traçadas, em conjunto, estratégias jurídicas de contestação do processo e para resguardar os direitos de todos os associados e associadas.

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais

Entenda por que Copom erra ao manter juros em 15%

Déficit do Saúde Caixa confirma acerto da categoria ao aprovar novo ACT

Categoria bancária reforça luta contra violência de gênero
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias