Quem sempre cuidou do Brasil merece ser cuidado: bancários de Araraquara protestam em defesa do Saúde Caixa
Atividade nesta quarta-feira (17), Dia Nacional de Luta contou com adiamento de abertura de agência, distribuição de material informativo e diálogo com empregados e a população
Data: 17/09/2025 às 11:46
Fonte: Seeb Araraquara

O Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região realizou, na manhã desta quarta-feira (17), um ato público na agência central da Caixa, no município, fortalecendo as manifestações que acontecem em todo o país neste Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. A mobilização contou com o retardamento de 1h na abertura da unidade e distribuição de materiais informativos à população, reforçando a cobrança para que o banco apresente uma proposta para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do plano de saúde dos empregados.

Os trabalhadores exigem a manutenção dos princípios de solidariedade e mutualismo, sem reajuste nas mensalidades, e reivindicam ainda o fim do teto de custeio de 6,5% da folha salarial; o cumprimento do modelo de custeio 70/30; a melhoria e ampliação da rede credenciada; a garantia de acesso ao plano também na aposentadoria para quem foi contratado a partir de 2018; entre outros pontos fundamentais para a preservação do Saúde Caixa.

Caixa tem lucro, mas nega direito à saúde

O Sindicato denuncia a postura da direção do banco, que insiste em tratar o plano de saúde como ‘despesa’, quando, na realidade, saúde deveria ser investimento e direito. Só no primeiro semestre de 2025, a Caixa registrou lucro líquido de R$ 4,9 bilhões, crescimento de 71,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Números que comprovam que o banco público tem todas as condições de atender às reivindicações da categoria.

“Enquanto a instituição aumenta seus ganhos, os empregados seguem adoecendo por conta das metas abusivas, da sobrecarga de trabalho e das condições precárias nas agências. A tentativa da direção da Caixa de repassar os custos do plano para os próprios trabalhadores é inaceitável e só aprofunda o adoecimento, que tem entre os empregados do banco público os maiores índices da categoria”, denunciou a secretária geral do Sindicato, Andréia C. de Campos.

Quem sempre cuidou do Brasil merece ser cuidado

A Caixa é o banco dos brasileiros, responsável por pagar benefícios sociais e executar diversas políticas públicas. Toda essa trajetória foi construída pela dedicação e pelo trabalho de seus empregados, que ao longo da história sempre cuidaram do Brasil.

“Nosso ato reforça a mobilização nacional e deixa claro que nossa luta pelo Saúde Caixa continua até que a direção do banco respeite seus empregados e apresente uma proposta que garanta um plano sustentável, acessível e justo para todos”, concluiu a delegada sindical, Elaine Morais Ferreira.

Outras notícias

(16) 3336-6700 / 3335-6333 / 3331-3771

Rua Pedro Álvares Cabral, 1902 - Centro CEP: 14801-390 - Araraquara - SP

  • Siga-nos nas redes sociais:

2020 - www.bancariosararaquara.org.br - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Connect Core