A pesquisa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) sobre a saúde dos empregados Caixa foi concluída no dia 10 de dezembro. Cerca de 3.300 trabalhadores, sendo 57% empregados da ativa, responderam ao questionário, que ficou disponível do dia 1º de novembro até 10 de dezembro.
O objetivo da pesquisa é conhecer os impactos da pandemia na saúde mental dos trabalhadores e reunir informações que vão subsidiar as ações das entidades na defesa dos direitos dos empregados e por melhores condições de trabalho.
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, avalia que a pesquisa deve comprovar o que as entidades denunciam nos últimos anos – as condições de trabalho estão adoecendo os empregados.
“Os últimos anos têm sido muito pesados. Não bastasse toda a sobrecarga de trabalho durante a pandemia, com o pagamento do auxílio emergencial e outros benefícios sociais, os empregados estão enfrentando um Governo e uma direção que atacam constantemente seus direitos”, disse Takemoto. Sem falar que, na busca por um banco que privilegia os negócios em detrimento do caráter social da Caixa, a direção estipula metas de vendas inalcançáveis que estão adoecendo os trabalhadores”, destacou.
A diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, explicou que as primeiras informações do levantamento devem ser processadas até o primeiro bimestre do próximo ano. “Nós agradecemos muito aos empregados que responderam ao questionário. Foi uma participação bastante significativa que vai nos ajudar a mapear o atual estado de saúde física e mental dos trabalhadores, principalmente durante a pandemia”, destacou.
Bancários realizarão ato em defesa do Banco do Brasil e do povo brasileiro
Live: Afubesp comenta decisão da Previc sobre retirada de patrocínio do Banesprev
Caixa prevê cobrar 17 mensalidades e reajuste de até 71,4% para o Saúde Caixa em 2026. Luta pelo reajuste zero precisa ser intensificada
Bancários definem resoluções em defesa da soberania nacional, da democracia e da categoria e ato em defesa do Banco do Brasil
27ª Conferência relembra greve de 1985 que mudou a história da categoria bancária
Como novas tecnologias impactam na movimentação de empregos do ramo financeiro
Revisão do sistema financeiro nacional precisa ser feita com urgência
Inteligência Artificial em debate: impactos, riscos e a defesa dos direitos sociais
Manutenção da democracia brasileira passa pela eleição de senadores progressistas em 2026
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias