
Já começou o 4º Censo da Diversidade no setor bancário, e a participação de cada bancário e bancária é fundamental para o futuro da categoria. A pesquisa é rápida, segura e pode ser respondida diretamente na intranet do seu banco, onde estarão disponíveis o link e o QR Code específicos de cada instituição.
O levantamento é conduzido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e vai abranger cerca de 405 mil trabalhadores CLT e 5 mil estagiários e aprendizes de 35 bancos, o que representa 93% da força de trabalho do setor, segundo o Caged.
Entre na intranet do seu banco e participe!
Conquista da categoria
O Censo da Diversidade é fruto da Campanha Nacional 2024 e está garantido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), Cláusula 136. Para a secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Elaine Cutis, a pesquisa é essencial. “A partir deste levantamento, é possível diagnosticar o perfil da categoria bancária e, assim, desenvolver, de forma mais eficiente, as nossas reivindicações nas mesas de negociação com os bancos. O censo, portanto, é um instrumento fundamental na luta por igualdade de oportunidades na categoria bancária.”
Importância histórica
Os três censos anteriores (2008, 2014 e 2019) revelaram desigualdades salariais e de oportunidades para mulheres, negros e negras, pessoas com deficiência e integrantes da comunidade LGBTQIA+. Para a secretária da Mulher da Contraf-CUT, Fernanda Lopes, esses diagnósticos foram decisivos. “Essas pesquisas permitiram comprovar desigualdades e fortalecer a luta sindical por mais equidade no setor.”
Resultados
A divulgação do resultado do 4º Censo da Diversidade está prevista para fevereiro de 2026.
Para mais informações ou dúvidas, acesse: censo.diversidade.org.br

Trabalhadores vão às ruas, nesta terça-feira (4), para exigir queda na Selic

Funcef: prova de vida dos nascidos em novembro começou no último sábado (1º/11)

Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor

Centrais sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da classe trabalhadora

Sucesso e confraternização marcam o Torneio de Beach Tennis dos Bancários em Araraquara

Bradesco segue demitindo enquanto lucro cresce 28,2%

Brasil bate novo recorde de carteira assinada, no rendimento real e na queda de desemprego

Lucro do Santander cresce 15,1% em nove meses e chega a R$ 11,5 bilhões, enquanto banco segue fechando postos de trabalho

Marcha contra a Reforma Administrativa une em Brasília servidores de todo o país
           Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias