
Já estão em vigor duas portarias da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) que criam a Comissão Nacional de Atuária (CNA) e a Comissão de Fomento da Previdência Complementar Fechada (Cofom). As duas, de caráter consultivo e opinativo nas áreas atuarial e de fomento, respectivamente, terão participação de representantes dos participantes dos fundos de pensão.
A CNA vai realizar pesquisas e estudos para melhorar o sistema de previdência complementar, além de a edição de atos normativos com base nessas pesquisas para a Previc. Ela já existiu entre 2009 e 2019, mas foi encerrada por um decreto presidencial e agora foi reativada para garantir que a sociedade participe do progresso do setor.
A CNA terá sete membros, entre eles representante dos participantes e assistidos dos fundos de pensão, indicado pela Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão em Saúde (Anapar); representante dos patrocinadores, designado pela Associação dos Fundos de Pensão e Patrocinadores do Setor Privado (APEP) e representante das entidades, indicado pela Associação Brasileira das Entidade Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Representantes do meio acadêmico e do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) também vão integrar a comissão.
Já a Cofom terá o objetivo de identificar problemas práticos nos planos de previdência complementar e criar estratégias para aumentar a adesão aos fundos de pensão. Essa comissão terá 11 membros, entre eles representes de participantes e assistidos, patrocinadores e fundos de pensão, selecionados pelas mesmas entidades citadas acima.
As duas comissões poderão propor à diretoria de Normas da Previc a edição de instrumentos normativos para promover avanços nas respectivas áreas atuariais e de fomento. A composição das duas comissões deve ser concluída até março de 2024 e os representantes terão mandato de um ano, permitida uma recondução.

VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra aprova agenda de ações concretas de enfrentando ao racismo estrutural no sistema financeiro

Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano

SuperCaixa, superdifícil: resultados consolidados até outubro projetam apenas 40% das agências e PAs habilitados

Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia

Presidente Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet

VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades

Sindicato convoca empregados da Caixa para assembleia específica sobre o Saúde Caixa

Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias

Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias