
Com o propósito de reafirmar o papel imprescindível da Caixa Econômica Federal para o Brasil, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), representando o Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, cobram a participação das entidades associativas e sindicais no curso de integração aos 800 novos aprovados no concurso de 2014. A reivindicação é histórica e entrou em pauta tão logo o banco público anunciou a medida para início imediato.
Entidades como a Fenae, Contraf/CUT, Apcefs, sindicatos de bancários e Funcef sempre participaram desses encontros. Agora, face ao momento de reconstrução democrática por que passam o banco e o país, o resgate da presença das entidades representativas nessas situações de boas-vindas aos novos empregados é mais do que necessária, sobretudo por representar o fortalecimento do importante papel do banco público para o desenvolvimento econômico e social do país.
Historicamente, as movimentações para realizar os cursos de integração sempre contaram com a participação da representação dos empregados.
“A nossa expectativa é de que isso volte a ocorrer com a urgência que o momento conjuntural requer, pois através desses espaços institucionais os novos contratados descobrem o valor e a importância dos movimentos associativo e sindical nas conquistas para a categoria. A unidade dos novos trabalhadores em torno das entidades representativas é determinante para a mobilização em defesa da Caixa pública/social e contra a retirada de direitos, com foco na melhoria das condições de trabalho e no esforço por um Brasil mais justo, democrático e soberano”, resume Sergio Takemoto, presidente da Fenae.
Outro fundamental desafio é adotar políticas de valorização dos trabalhadores e de proteção contra eventuais abusos de gestão, para que o legado da Caixa sintonizada com as demandas sociais possa ser preservado e levado adiante. O Sindicato defende a contratação de mais empregados, para um atendimento digno à população, especialmente para a população de baixa renda, “traduzida em alternativa para combater a sobrecarga de trabalho e a pressão por metas desumanas”.

Bancários do Bradesco aprovam acordo do novo sistema de ponto eletrônico

Não perca live da Fenae sobre a decisão do STJ que permite dedução de contribuições extraordinárias no IR

Funcef: redução da alíquota do equacionamento trará devolução de contribuições sobre 13º no contracheque de novembro

Inscrições para curso de capacitação de mulheres na TI terminam neste domingo (16)

Por Dentro do Sistema Financeiro: os novos bancarizados, do PIX à inteligência financeira popular

Setor bancário elimina 8,8 mil postos de trabalho em 2025, apesar do avanço do emprego no país

Em Belém do Pará, trabalhadores participam de barqueada em ato por justiça climática

Carta de Fortaleza define agenda nacional de combate ao racismo e de promoção da inclusão no sistema financeiro

Prestação de contas e Previsão Orçamentária 2026: Sindicato realiza Assembleia no dia 18 de novembro
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias