
O movimento sindical tem recebido denúncias de que bancários do Santander estão com dificuldades com a marcação de perícias médicas junto ao INSS, uma vez que o banco espanhol tem se esquivado da sua obrigação de realizar o agendamento.
Cabe lembrar que, por força da cláusula 45 da Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários, a obrigação da marcação das perícias junto ao INSS é dos bancos, e não dos trabalhadores. O bancário tem a prerrogativa de marcar a perícia por iniciativa própria se assim ele desejar, até o 20º dia do afastamento, avisando ao banco que houve a marcação. Caso não faça, a obrigação de marcar a perícia segue com o empregador.
Representantes dos trabalhadores procuraram pelo Santander para esclarecimentos e para cobrar que respeite o que está acordado na CCT, assumindo a responsabilidade pelo agendamento das perícias, uma vez que os bancários, já fragilizados, estão encontrando muitas dificuldades. As entidades aguardam que o banco dê um retorno com urgência, solucionando esta questão.
Caso o bancário esteja encontrando dificuldades na marcação da perícia e o banco se recuse a realizar o agendamento da perícia, como determina a CCT, ele deve entrar em contato com o Sindicato por meio dos telefones (16) 3336-6700, via WhatsApp (16) 98115-6150 ou falar diretamente com um dirigente sindical em visita periódica às agências da base.

Lei do salário mínimo, que completou 90 anos, organizou relações de trabalho

Já votou nas eleições do CUSC? Sua participação fortalece o Saúde Caixa!

Fim da escala 6×1 pode gerar 4,5 mi de empregos e impulsionar a economia do país

Crédito em 2026: entre juros altos e a disputa pelo futuro do financiamento no Brasil

Brasil bate recorde em 2025 de denúncias de trabalho análogo à escravidão

Empregados da Caixa relatam dificuldades no Crédito do Trabalhador e movimento sindical cobra solução

Artigo: Fintechs, reconfiguração do SFN e o desafio da regulação frente à inovação

BB: Falta de funcionários em agências varejo prejudica bancários, clientes e população

Assembleia do Itaú já começou. Bancário e bancária, vote aqui!
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias