O movimento sindical tem recebido denúncias de que bancários do Santander estão com dificuldades com a marcação de perícias médicas junto ao INSS, uma vez que o banco espanhol tem se esquivado da sua obrigação de realizar o agendamento.
Cabe lembrar que, por força da cláusula 45 da Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários, a obrigação da marcação das perícias junto ao INSS é dos bancos, e não dos trabalhadores. O bancário tem a prerrogativa de marcar a perícia por iniciativa própria se assim ele desejar, até o 20º dia do afastamento, avisando ao banco que houve a marcação. Caso não faça, a obrigação de marcar a perícia segue com o empregador.
Representantes dos trabalhadores procuraram pelo Santander para esclarecimentos e para cobrar que respeite o que está acordado na CCT, assumindo a responsabilidade pelo agendamento das perícias, uma vez que os bancários, já fragilizados, estão encontrando muitas dificuldades. As entidades aguardam que o banco dê um retorno com urgência, solucionando esta questão.
Caso o bancário esteja encontrando dificuldades na marcação da perícia e o banco se recuse a realizar o agendamento da perícia, como determina a CCT, ele deve entrar em contato com o Sindicato por meio dos telefones (16) 3336-6700, via WhatsApp (16) 98115-6150 ou falar diretamente com um dirigente sindical em visita periódica às agências da base.
Congresso volta do recesso e projetos de interesse dos bancários entram na pauta
Coletivos estaduais de bancos públicos e privados se reúnem nos dias 7 e 8 de agosto
Audiência pública na Alesp discute epidemia de adoecimento mental entre bancários
Trabalhadores debatem futuro da Caixa
Bradesco lucra R$ 11,9 bilhões no 1º semestre de 2025 e segue fechando agências e postos de trabalho
Negociações avançam e Mercantil reduz meta da PLR 2025 em resposta à COE
Lucro do Santander cresce às custas dos trabalhadores e do fechamento de agências
Reivindicação histórica: trabalhadores de bancos incorporados poderão migrar para a Cassi e Previ
Decisão do BC em manter juros em 15% expõe brasileiros a endividamentos e não combate inflação
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias