Após muita mobilização e cobranças dos sindicatos, o Ministério da Saúde divulgou na noite de quarta-feira (14) nota técnica que confirma a inclusão de bancários e trabalhadores dos Correios na lista de grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.
Na terça-feira da semana passada (6), o ministro da saúde, Marcelo Quiroga, informou em reunião com o Comando Nacional dos Bancários a inclusão da categoria entre as prioridades do PNI. Na ocasião, a pasta informou que a nota técnica seria divulgada até o final daquela semana, o que acabou não acontecendo.
Agora, com a publicação da nota, secretarias de saúde de Estados e Municípios já podem iniciar a vacinação das duas categorias. Na nota técnica, o Ministério da Saúde orienta que sejam destinados aos bancários e trabalhadores dos Correios 20% do total de doses de vacinas distribuídas às unidades da Federação.
A data de vacinação e como essa prioridade será colocada em prática depende de cada estado e município, que têm autonomia. O Sindicato dos Bancários de Araraquara segue dialogando com o governo municipal, como tem feito desde o início da pandemia visando garantir a saúde e vida dos trabalhadores bancários, para agilizar o cumprimento da definição.
"A inclusão da categoria no PNI sempre foi uma prioridade na luta do Sindicato. O direito à vacina contra a Covid-19, agora oficializado em documento do Ministério da Saúde, deve ser respeitado. Em várias cidades, prefeitos já começaram a vacinar bancárias e bancários de agências locais. Continuamos acompanhando a situação em Araraquara e esperamos que o governo municipal inicie a vacinação o mais rápido possível", ressaltou o presidente do Sindicato, Paulo Roberto Redondo.
Desemprego recua para 6,2% no trimestre e atinge a menor taxa da série histórica
Sindicatos da FETEC-CUT/SP aprovam propostas para a 1ª Conferência Nacional dos Bancários Aposentados
Conselho de Usuários reforça mobilização nacional em defesa do Saúde Caixa
Plebiscito Popular 2025 mobiliza bancários de Araraquara pelo fim da escala 6x1, isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil e taxação dos super-ricos
Congresso derruba reajuste de IOF para obrigar governo a cortar recursos de saúde e educação
Atualização da NR-1 reacende debate sobre saúde mental e gestão abusiva nos bancos
Boato de reestruturação segue preocupando empregados da Caixa
Sindicato participa da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Araraquara e reafirma compromisso com o SUS e a cidadania
Sindicato alerta para tentativa de golpe em nome do jurídico da entidade
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias