Lockdown em Araraquara começa no domingo (20) ao meio dia
Medidas restritivas se fazem necessárias, segundo o prefeito Edinho, porque o número de positivados está muito alto e isso coloca o sistema de saúde em risco para um novo colapso
Data: 18/06/2021 às 15:50
Fonte: A Cidade On

O prefeito de Araraquara anunciou, na quinta-feira (17), as regras que vão compor o novo lockdown para enfrentar o crescimento de casos da covid-19. 

As medidas restritivas foram anunciadas após a cidade atingir pelo terceiro dia consecutivo o gatilho estabelecido em decreto municipal. 

O lockdown se faz necessário, segundo o prefeito Edinho, porque o número de positivados está muito alto e isso coloca o sistema de saúde em risco para um novo colapso. 

Em fevereiro, a cidade já viveu essa situação e com o lockdown conseguiu reduzir o número de casos, internações e mortes.

Na quinta-feira (17), o percentual de testes positivos para covid-19 ultrapassou os 20% pelo terceiro dia consecutivo. 

No decreto vigente, de enfrentamento ao coronavírus, dois indicadores foram estabelecidos para determinar o fechamento total: se 20% dos testes de covid-19 forem positivos por três dias seguidos ou cinco intercalados; e se 30% das pessoas com sintomas de gripe forem diagnosticadas com o vírus. 

O QUE DIZ O NOVO DECRETO MUNICIPAL

Diante do cenário de crescimento na contaminação pela covid-19, a Prefeitura publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (18), um novo decreto municipal com restrições. 

O documento estabelece quarentena em Araraquara entre das 12 horas de domingo (20), até a meia noite de domingo (27) com restrição de circulação de pessoas e veículos nas ruas. 

Com isso, somente podem circular pessoas que tiverem necessidades inadiáveis como, por exemplo, urgências. 

É permitido ida à farmácia para compra de medicamentos, atendimento médico de urgência e embarque e desembarque no terminal rodoviário. A ida em posto de vacinação contra a covid-19 também é considerada inadiável.

Pessoas que trabalham nos serviços permitidos de funcionar no decreto, desde que porte documento que comprove a situação, documento pessoal e comprovante de endereço. 

São aceitos nota fiscal de compra, tíquete de passagem, carteira de trabalho ou declaração, atestado de comparecimento na unidade de saúde ou comprovante da urgência. 

Também seguem válidas as barreiras sanitárias e necessidade de apresentação de exame negativo para covid-19 com validade de 48 horas antes da visita na cidade. Comprovante de imunização também é válido.

Durante o período de lockdown, a Prefeitura vai manter a busca ativa de positivos com testagem em massa nos contatos domiciliares e também nos bairros. 

Todas as atividades comerciais e de prestação de serviços, até mesmo bancários, estão proibidos na cidade. Indústrias também não podem funcionar. 

O QUE É PERMITIDO?

O novo decreto permite o funcionamento somente de hospitais e unidades de pronto atendimento e pronto atendimento animal. Também é permitido farmácias, com regras. 

Neste caso, os estabelecimentos devem limitar o número de pessoas, distribuir senhas e permitir o acesso de somente uma pessoa por família. 

Serviços de comunicação seguem permitidos, preferencialmente, através do trabalho remoto ou atendimento em domicílio. 

Transporte de mercadorias em geral, combustíveis, gás e água envazada e serviços de logística também seguem permitido funcionar durante esse período. 

Serviços de hospedagem também seguem permitidos na cidade, desde que sigam regras sanitárias e de higiene previstas no decreto municipal. 

O transporte individual de pessoas também segue permitido no período de vigência das medidas restritivas de circulação em Araraquara.  

SUPERMERCADOS E POSTOS DE COMBUSTÍVEIS FECHAM ATÉ QUARTA (23)

Os supermercados e estabelecimentos responsáveis pelo abastecimento de alimentos devem fechar a partir de 12 horas de domingo (20) e reabrir apenas na quarta-feira (23), com atendimento das 6 às 20 horas. 

A mesma regra vale para postos de combustíveis que abasteçam veículos particulares, que devem fechar a partir das 12 horas de domingo (20) até às 5h59 de terça-feira (22), reabrindo a partir deste dia, das 6 às 20 horas.

ENTREGA A DOMICÍLIO

Bares, restaurantes e demais estabelecimentos que sirvam alimentos de consumo imediato poderão realizar atendimento exclusivamente mediante entrega a domicílio a partir de terça-feira (22), das 6 às 20 horas. 

BOM PRATO E RESTAURANTE POPULAR ABERTOS

Os serviços de assistência social e segurança alimentar, abrangendo Bom Prato e os Restaurantes Populares deverão realizar atendimento exclusivo para retirada, organizando filas externas, observando o distanciamento de dois metros.

SERVIÇOS SUSPENSOS

No período de vigência do novo decreto municipal fica suspenso o serviço de transporte público coletivo, além dos serviços públicos municipais, estaduais e federais. 

Fica proibida a realização, por todos os munícipes, bem como coletivos e entidades religiosas, associativas e desportivas que impliquem e resultem e aglomerações. 

Também fica proibido o acesso de todos os munícipes a parques e praças públicas da cidade, bem como circulação de pessoas ou veículos nas ruas, sem a devida justificativa. 

Outras notícias

(16) 3336-6700 / 3335-6333 / 3331-3771

Rua Pedro Álvares Cabral, 1902 - Centro CEP: 14801-390 - Araraquara - SP

  • Siga-nos nas redes sociais:

2020 - www.bancariosararaquara.org.br - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Connect Core