“Lá se vão quarenta anos. Neste constante movimento de fazer-se e refazer-se a classe trabalhadora foi capaz de produzir uma geração que tomou para si a grande tarefa de reescrever a história do país.” O trecho é do livro A geração que criou a CUT: a história contada por quem a faz, que será lançado nesta terça-feira (5), às 18h, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo).
Publicado pela editora Annablume, o livro – organizado por Claudio Nascimento, Iram Jacome Rodrigues, João Marcelo Pereira dos Santos, Maria Silvia Portela de Castro e Sandra Oliveiro Cordeiro da Silva – reúne o testemunho de 30 lideranças do movimento sindical que protagonizaram, nas décadas 1970 e 1980, papéis importantes no surgimento da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e faz um resgate histórico do período que se estende da onda grevista de 1978 até a promulgação da Constituição de 1988.
Filme
No lançamento será apresentado o trailer do filme, produzido com o conjunto de relatos dados para a realização do livro. O documentário, que está em fase de finalização e deve ser lançado ainda em dezembro, é dirigido por Celso Gonçalves, Davi da Silva e Marcos Dascanio.
Emprego bancário segue em queda no primeiro trimestre de 2025, aponta Novo Caged
Justiça acata parcialmente ação da Contraf-CUT contra a Cassi e determina regras para cobrança de contribuições
Santander antecipa 1ª parcela do 13º apenas para empregados admitidos até dezembro de 2024
Coletivo Nacional de Saúde debate mudanças na NR-1 e junta médica
Consulta pública do Banco Central sobre regulação de fintechs termina em 31 de maio
Caixa aprova incorporação de participantes do REB ao Novo Plano
Nova Tabela PIP é aprovada após anos de reivindicação do movimento sindical
Governo Lula estuda maneira de amenizar 'porta giratória'
Bancários fortalecem luta por direitos com eleição no Conade
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias