Com o objetivo de reforçar a mobilização dos empregados aposentados pela sustentabilidade e viabilidade financeira do Saúde Caixa, a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) promoveu, nesta quarta-feira (8), uma live para tira-dúvidas. O presidente Sergio Takemoto estava presente na abertura da transmissão e ressaltou a importância da ação para informar os empregados sobre as negociações da renovação do acordo coletivo referente ao plano de saúde.
“A iniciativa é realizada em um momento crucial e muito importante, já que, na semana passada, tivemos novas manifestações da Caixa em relação ao Saúde Caixa (leia aqui) e, amanhã (09/11), teremos nova reunião com os representantes do banco. Precisamos estar mobilizados e organizados para mantermos este que é um patrimônio para todos nós, empregados. Este plano precisa ser viável e que atenda, principalmente, todos os aposentados”, reforçou Takemoto.
O diretor de Saúde e Previdência da Fenae e presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros, e a diretora de Relações do Trabalho da Fenae, Fabiana Matheus, apresentaram um panorama atual das negociações em andamento com a Caixa. A diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da entidade, Rita Lima, foi a responsável por mediar o debate e ler as perguntas enviadas pelos participantes. A transmissão contou com pico simultâneo de mais de 300 pessoas que acompanharam ao vivo. A live já alcançou mais de 1,8 mil visualizações.
Os participantes fizeram perguntas sobre cobranças de débitos retroativos; sobre a perspectiva de negociação com a Caixa nos próximos dias; a prorrogação do acordo coletivo nos modelos atuais para os próximos anos e a atuação do Grupo de Trabalho (GT) Saúde Caixa. A imposição estatutária do teto de 6,5% da folha de pagamentos para a Caixa custear o plano foi um dos temas mais questionados. (Leia aqui)
Leonardo Quadros reforçou a importância da mobilização dos empregados, com destaque para o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, realizado tanto no dia 17 de outubro quanto no dia 30 do mesmo mês. “Estamos a um pouco mais de sete semanas para o fim do ano, por isso, o debate e a união de todos os empregados são fundamentais para fortalecer a nossa luta. É fundamental que todos nós estejamos mobilizados, pois ainda temos uma incerteza grande para saber o que vai acontecer com o nosso plano ano que vem”, afirmou o diretor da Fenae.
Em consonância, a diretora de Relações do Trabalho da Fenae, Fabiana Matheus, reafirmou o compromisso da entidade e também ressaltou a importância da mobilização em defesa do Saúde Caixa. “Precisamos estar todos alinhados nas informações e principalmente nas perspectivas e expectativas para as próximas negociações. Precisamos reafirmar a cada instante que nós estamos dispostos a lutar pela defesa do Saúde Caixa, pois é um dos direitos mais valiosos, tanto para ativos como para aposentados. Este plano precisa estar cada vez mais sustentável e viável para todos”, disse.
As propostas apresentadas pela Caixa na próxima mesa de negociação, que será realizada nesta quinta-feira, 9 de novembro, serão divulgadas pelas entidades.
“Acompanhe as orientações do CEE pelos canais, sites das entidades e vamos continuar unidos na defesa do Saúde Caixa. Agradeço a todos que participaram com perguntas e comentários, isso nos ajuda muito a continuarmos construindo o sentido da nossa unidade, o sentido da nossa luta. Vamos participar, pois é só a luta que nos garante”, finalizou a mediadora da live, a diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da Fenae, Rita Lima.
Confira aqui a live tira-dúvidas “Saúde Caixa: especial para aposentados”
Compartilhe o link com seus colegas. A informação é fundamental para a mobilização por um Saúde Caixa para Todos!
Movimento sindical denuncia Santander à CVM por possíveis irregularidades contábeis
Caixa abre inscrições para novos membros das Comissões Regionais da Diversidade
Conferência Livre de Mulheres do Ramo Financeiro elegeu representantes que defenderão propostas da categoria por igualdade salarial
Banesprev: Mais um capítulo de luta e resistência contra a retirada de patrocínio
Justiça tributária: Entenda o que significa a taxação dos super-ricos
Procon é acionado contra Itaú para garantir plano de saúde a aposentados
Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região lança nova Campanha de Sindicalização com prêmios imperdíveis!
ATENÇÃO: Atividade sobre certificações bancárias foi adiada
Comissão da Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até R$ 5 mil
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias