O Itaú enviou, na tarde desta terça-feira (19), as respostas às reivindicações feitas pelos representantes dos trabalhadores na reunião realizada, na última terça-feira (13), com o Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú. Os temas discutidos incluíram clínicas médicas, fornecimento de atestados de saúde ocupacional, acesso a prontuários médicos e melhorias na folha de pagamento.
Uma das principais críticas dos bancários estava relacionada à qualidade do atendimento em algumas clínicas credenciadas. Em resposta, o banco informou que descredenciou quatro unidades por não atenderem às necessidades dos funcionários e que pretende criar salas ocupacionais em diversos estados.
Sobre os atestados de saúde ocupacional, que antes eram enviados apenas por e-mail, o Itaú anunciou que passará a fornecer os documentos originais, atendendo às exigências das perícias do INSS, caso contrário, permanece digital.
No caso do prontuário médico, a exigência de firma reconhecida foi retirada. Agora, bastará uma carta de próprio punho acompanhada de foto do crachá para que o trabalhador tenha acesso às informações.
Outra demanda tratada foi a dificuldade de compreensão das folhas de pagamento. O banco informou que, a partir de agosto, o imposto de renda passará a ser retido no momento do pagamento, evitando descontos acumulados em uma única vez. Além disso, a antecipação salarial será registrada em apenas uma rubrica, o que deve facilitar a leitura e entendimento.
Em relação ao exame de retorno e às faltas injustificadas, o Itaú esclareceu que, ao receber a informação de alta, envia um e-mail ao trabalhador para o agendamento. Os dias entre a alta do INSS e a realização do exame deverão ser abonados pelo gestor. Para evitar atrasos, o banco também enviará notificações 15, 10 e 5 dias antes da alta.
Para Luciana Duarte, coordenadora do GT Saúde, os avanços apresentados foram importantes. “O retorno do banco foi satisfatório em relação à maioria dos temas apresentados, uma vez que podemos levar algumas respostas à categoria. Nossa próxima discussão será sobre o canal de denúncias, pois também precisamos que os bancários tenham confiança em denunciar situações de sofrimento no trabalho, sem medo de retaliação, demissão e quebra de sigilo, e que esse processo seja ágil, já que esse é um dos problemas mais recorrentes que recebemos.”
A coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, Valeska Pincovai, também destacou o papel do GT: “É fundamental que o GT Saúde discuta de forma contínua as questões de saúde e condições de trabalho no banco. Queremos também retomar o debate sobre as metas, como forma de prevenção e qualidade de vida no trabalho.”
BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
Audiência Pública cobra condições dignas no plano de saúde dos aposentados do Itaú
Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
Sindicato participa da Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador reforçando a luta contra o adoecimento da categoria bancária
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias