O Banco Central reconheceu oficialmente nesta quinta-feira (30) que a inflação de 2022 com certeza irá estourar o teto da meta inflacionária.
A autoridade monetária apontou no segundo relatório de inflação deste ano que há 100% de chance de que o IPCA feche 2022 acima dos 5%. Na edição anterior, a probabilidade calculada pelo BC ainda era de 88%.
Este ano, o centro da meta é 3,5%, admitindo uma variação de 1,5 ponto percentual para cima ou pra baixo. Assim, a inflação deveria ficar entre 2% (piso) e 5% (teto). O BC, entretanto, prevê agora uma inflação de 8,8% ao final de 2022.
O BC prevê ainda que o IPCA feche 2023 com variação de 4% e 2,7% para o ano seguinte.
O centro da meta para 2023 é de 3,25%, com piso de 1,75% e teto de 4,75%. Mesmo que a previsão atual do Banco Central aponte a inflação oficial abaixo do limite superior de 2023, a instituição também mudou suas estimativas sobre o cenário de 2023.
Na edição anterior do Relatório de Inflação, o Banco Central calculava em 12% as chances de que o IPCA ultrapasse o teto em 2023. No texto divulgado nesta quinta-feira, essa possibilidade aumentou para 29%.
Com o reconhecimento de que a inflação irá superar o teto da meta em 2022, o Banco Central admite que o não respeito aos limites das metas ocorrerá pelo segundo ano seguido.
Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho
Empregados reafirmam que a solução para o Saúde Caixa passa, necessariamente, pelo reajuste zero e pelo fim do teto de 6,5%
Artigo: Regulamentar para proteger. O papel social das redes
Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
Impactos da IA e Soberania são temas da 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
Envelhecimento com dignidade: conferência livre, promovida pela CUT, define pautas para pessoa idosa
Faltam 8 dias para o início da 27ª Conferência Nacional dos Bancários
COE do Mercantil avança em negociação sobre PLR própria e auxílio educacional
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias