O Banco do Brasil emitiu um alerta sobre o “golpe do falso concurso”, que tem circulado em perfis de redes sociais utilizando indevidamente o nome da instituição.
O golpe começa com uma falsa página de inscrição para um concurso do BB. Ao clicar no link do site falso, o usuário é direcionado para outro ambiente online, que solicita o pagamento de uma quantia via PIX ou boleto para a inscrição e aquisição de material de estudo.
Além disso, os criminosos também utilizaram um perfil no Instagram para espalhar notícias falsas sobre outros concursos públicos.
Em uma das postagens, foi criada uma falsa reportagem que imitava a identidade visual do G1. O objetivo era de enganar as pessoas, fazendo-as acreditar que as informações eram verdadeiras.
Após receber reclamações de vítimas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor, o BB denunciou o caso às autoridades e conseguiu tirar do ar o site e a página do Instagram usados pelos criminosos.
Em nota, o Banco do Brasil ressalta que não há inscrições abertas para nenhum concurso e não há previsão para um novo processo seletivo.
“Reforçamos que não há definição sobre um novo concurso no momento e, por padrão administrativo, sempre comunicamos formalmente qualquer novidade relevante sobre o tema”, afirmou a instituição em nota.
Para evitar cair nesse golpe, o Banco do Brasil recomenda:
Caso tenha feito o pagamento do boleto ou PIX, conteste a transação pelos canais de atendimento do Banco do Brasil. Se o pagamento foi feito em outro banco, conteste na própria instituição financeira.
O que fazer em caso de dúvidas?
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento, disponível 24 horas por dia pelos números 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades).
Com divulgação do INPC, veja como fica reajuste salarial e outras verbas da categoria
Bancários defendem no Congresso Nacional redução do IR na PLR
Banco do Brasil: Plano 1 da Previ volta a atuar com superávit
COE Itaú se reunirá na segunda-feira (15) com os representantes do banco
FUNCEF: Campanha sobre a meta atuarial esclareceu participantes e alerta sobre revisão anual da taxa
Fintechs: da promessa de modernização à rota para lavagem de dinheiro
Demissões no Itaú: Coordenação da COE se reuniu com o banco e pediu revisão de desligamentos
Sindicato reforça luta pela soberania e pelos direitos da classe trabalhadora
Comitê de Credenciamento e Descredenciamento do Saúde Caixa deve se reunir nesta semana. Envie sua demanda!
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias