Nesta quarta-feira, 10 de julho, às 16h, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) realizará uma live para apresentar os resultados da pesquisa da Federação, que ouviu a opinião dos participantes sobre a proposta de redução do equacionamento, formulada pela Caixa e Funcef.
A live será transmitida pelo Youtube da Federação e contará com a participação de Sergio Takemoto, presidente da Federação; Leonardo Quadros, diretor de Saúde e Previdência da Fenae; Eliana Brasil, diretora executiva da Contraf/CUT; Jair Pedro Ferreira, diretor de Benefícios da Funcef; e Gláucia da Costa, advogada da LBS Advogados.
Dados preliminares da pesquisa, realizada entre 5 e 23 de junho com 3.501 participantes do plano REG/Replan Saldado, mostram insatisfação dos participantes sobre a proposta e com a falta de transparência no processo.
Os pontos de descontentamento incluem a redução da pensão por morte, de 80% para 50% + 10% por dependente, limitada a 80%, que foi rejeitada por 63% dos participantes; e o fim do pecúlio por morte, contestado por 67% dos respondentes. A falta de transparência foi uma queixa expressiva, com 54% dos participantes considerando a construção da proposta não transparente.
A live também abordará a responsabilidade da Caixa pelo contencioso e a revisão da meta atuarial, defendidas pela Fenae como caminhos para a redução do equacionamento sem retirar direitos dos participantes.
Para Sergio Takemoto, os resultados evidenciam que os participantes querem ser ouvidos e que uma nova proposta é necessária. "Como principais interessados, os participantes deixaram claro que não aceitam as medidas da Caixa e Funcef que retiram seus direitos. A Caixa precisa assumir suas responsabilidades e a construção deve ser coletiva, incluindo as entidades representativas dos participantes por meio de um processo de negociação", afirmou.
Não perca!
Acompanhe a transmissão pelo YouTube da Fenae e participe dessa discussão fundamental sobre os direitos dos participantes.
Sindicato participa de ato na Avenida Paulista, em SP, pelo fim da escala 6x1, taxação dos super-ricos e pela soberania do país
COE do Mercantil cobra redução na meta para recebimento da PLR própria
Coletivo Nacional de Segurança Bancária alinha propostas para negociação com a Fenaban e prepara seminário nacional
Hoje (10) é dia de ir às ruas exigir a taxação dos super-ricos!
Conquista dos sindicatos no ACT, Banco do Brasil anuncia ampliação do trabalho remoto
Contratação de mais um ex-BC pelo Nubank expõe relação de interesse entre agentes reguladores e fintechs
Dia Nacional de Luta expõe contradições do Itaú: lucro bilionário, demissões e agência fechada em Araraquara
Julho das Pretas: mês celebra resistência e luta das mulheres negras no Brasil
Últimos dias para bancários e bancárias se inscreverem no 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias