
A diretoria da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) anunciou que no dia 23 (março) apresentará os resultados de 2020 em transmissão on-line. Diante de tal anúncio, a pergunta que não quer calar é a seguinte: Será que finalmente a diretoria vai se sensibilizar com a situação dos participantes e apresentar alguma medida de redução das contribuições extraordinárias baseada na Resolução 30 ou em qualquer outra resolução que permita que os participantes desembolsem menos por mês?
Diante do cenário calamitoso em que o país atravessa, a reivindicação dos participantes para uma definição da Funcef se amplia. Neste momento de forte crise econômica, cada vez mais o poder aquisitivo dos participantes está reduzido.
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) volta a defender soluções que tragam algum alívio aos participantes no que diz respeito aos valores atuais das contribuições extraordinárias sem comprometer a saúde financeira do plano e sem gerar encargos e compromissos maiores no futuro.
Não é de hoje que a Fenae reivindica ações concretas da Funcef frente às dificuldades dos participantes. Desde outubro de 2018, quando a Resolução 30 no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) foi publicada, a Federação solicita que a Funcef faça a revisão do equacionamento e dilate o prazo de pagamento dos equacionamentos dos planos de benefícios, diminuindo a alíquota mensal do pagamento.
“A Resolução 30 já completou dois anos e a Funcef até hoje dá desculpa que está analisando, estudando e os anos vão se passando sem que a Fundação tome qualquer providência que amenize as situações dos participantes, que estão cada vez mais sufocados”, afirmou a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
A Fenae, inclusive, já formulou uma nova proposta, em abril de 2020, apresentada ao CNPC, que melhora o texto, deixando claro que não precisa incorporar os déficits posteriores de 2014, 2015 e 2016 ao plano de equacionamento.
> Para ver a íntegra da proposta, clique aqui.

Sindicato realiza entrega das doações da Campanha Natal Solidário e reforça compromisso com a solidariedade

O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa

CEE cobra mudanças no Super Caixa

Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília

COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical

Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'

Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer

Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026

Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias