O Correio Braziliense noticiou o manifesto dos aprovados no concurso da Caixa de 2014, que soma esforços à luta do Sindicato dos Bancários de Araraquara, da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e demais entidades, por mais contratações de empregados para o banco público.
O jornal informou o déficit de trabalhadores do banco, que chega a quase 20 mil. Até 2014, a Caixa contava com 101,5 mil trabalhadores; agora, com as saídas pelo Programa de Demissão Voluntária (PDV), o quadro de pessoal não deve passar de 82 mil.
Na divulgação do balanço, a Caixa anunciou a contratação de 2.766 empregados - já incluídas as 566 contratações em andamento, número insuficiente para cobrir o déficit e melhorar o atendimento à população.
“Segundo a Fenae, na última semana, ao anunciar que a instituição registrou lucro líquido de R$ 5,7 bilhões no quarto trimestre de 2020, a Caixa confirmou que 76 novas agências serão abertas para o aumento da rede de atendimento. O banco ainda anunciou contratações que não suprem nem 15% da falta de empregados”, destacou o jornal.
Empregados esgotados - Os veículos Revista Fórum, Jornal GGN e Brasil 247 também destacaram o posicionamento da Federação sobre a necessidade de mais contratações para diminuir a sobrecarga dos trabalhadores e melhorar o atendimento à população.
Outros assuntos abordados pelos veículos são a pesquisa da Fenae, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), e um estudo da Associação de Gestores da Caixa no Rio de Janeiro (Agecef/RJ), realizado pelo Departamento Intersindical de Estudos Econômicos e Sociais (Dieese). Os dois levantamentos revelam o adoecimento dos empregados da Caixa em consequência da sobrecarga de trabalho e da cobrança de metas desumanas durante a pandemia. Assédio moral, ansiedade, depressão, angústia e pânico são algumas queixas dos empregados que foram entrevistados.
“Os trabalhadores estão atuando sob um grande estresse devido às jornadas exaustivas, ao trabalho em ambientes com alto risco de exposição ao coronavírus e à cobrança por metas desumanas”, disse o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, aos jornais.
Julho das Pretas: mês celebra resistência e luta das mulheres negras no Brasil
Últimos dias para bancários e bancárias se inscreverem no 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT
Negociações sobre ACT do Saúde Caixa começam ainda neste mês
SuperCaixa, problemas no VPN e Saúde Caixa foram pauta em reunião com a Caixa
Conferência nacional marca novo momento de escuta e valorização de aposentadas e aposentados do ramo financeiro
Sindicato reforça luta contra terceirização fraudulenta em audiência pública na Câmara Municipal de Araraquara
Sindicato promove atualização sobre mudanças nas Certificações ANBIMA
Começa a 1ª Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro
Abertas as inscrições para a Conferência Livre de Mulheres no Ramo Financeiro
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias