Após análise detalhada dos documentos disponibilizados pelo Banesprev por dirigentes, que são especialistas no setor, as associações (Afubesp, Afabesp e Abesprev) e as entidades sindicais (Sindicato dos Bancários de São Paulo, Fetec-SP, Feeb SP/MS e Contraf) orientam votar NÃO nos três pontos (o terceiro exclusivamente para o Plano II) que serão deliberados em Assembleia Geral Ordinária, nos dias 21 a 24 de agosto pela internet.
Veja abaixo porquê rejeitar ponto a ponto:
Justificativa para o voto NÃO:
Balanço de 2022 prejudicado pelo impacto da reprecificação dos ativos à revelia da legislação.
Explicação:
Em 2019, com voto contrário dos representantes eleitos nos colegiados do Banesprev e posterior denúncia à PREVIC, os indicados pelo Santander aprovaram mudar a precificação dos ativos de “marcado na curva” (valor do título na emissão e válido até o vencimento) para “marcado a mercado” (valor estabelecido pelo mercado diariamente). Tal atitude irregular acabou por trazer volatidade e consequente aumento de risco das carteiras e, pior, queda na rentabilidade com agravamento do déficit do Plano II.
Votar Não também porque as contas do Plano Pré-75 (Fundão) estão irregulares em face da troca do índice, em 2022, que corrige os benefícios do IGP-DI pelo IPCA, sem observar o regramento do Estatuto Social vigente e aprovado em 2015, e também o art. 45 do regulamento do plano de benefícios, que foi ignorado.
Justificativa para o voto NÃO:
Gasto indevido de recursos do PGA do Plano II para Instituição do Plano CD.
Explicação:
O Fundo Administrativo do Plano II do Banesprev sofreu deduções irregulares ao longo de 2022, para custeio de despesas relativas as migrações de participantes para o Plano CD. Assim, o saldo apresentado é inconsistente.
Em breve, a entidades irão disponibilizar uma matéria explicativa sobre este assunto.
Justificativa para o voto NÃO:
Balanço assinado por Diretor sem legitimidade.
Explicação:
O Diretor Financeiro que assina o balanço do Banesprev de 2022 foi contratado e não eleito pelos participantes como consta do Estatuto da Entidade registrado em cartório desde 2015.
Mais informações sobre a assembleia
A primeira convocação será às 11h de 13 de julho, e o término às 17h do dia seguinte (14/7) com apuração dos votos e encerramento da Assembleia. O resultado será divulgado apenas no dia 17, segundo o cronograma. A associações e entidades sindicais reivindicaram a extensão do tempo de votação, que é de apenas 28 horas, mas foi negado pelo presidente do Fundo.
Para votar é preciso acessar o site do Banesprev – Clicar no Botão “Acesse aqui a Área de Participante” e seguir as orientações no site para login (que deve chegar no email cadastrado no Banesprev para todos com senha até quarta, dia 5, pelo usuário assembleiageralordinariabanesprev2023@stockprev.sinqia.com.br).
A votação eletrônica será aberta às 11h do dia 21/8 até às 14h de 24/8.
Segundo o comunicado do Fundo de Pensão, será assegurado o direito à manifestação por meio de Chat que estará disponível durante duas horas após o início da Assembleia. As respostas às referidas manifestações serão divulgadas no mesmo dia no site do Banesprev, por meio do caminho BANESPREV > Notícias e Comunicados > Assembleia Geral Ordinária 2023.
Eleições
Após votar sobre os números do Banesprev, os participantes irão eleger seus representantes no Diretoria Administrativa, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comitê de Investimentos. As entidades apoiam a chapa Em Defesa do Banesprev.
Atenção! Para a votação dos colegiados, os colegas receberão login e senha específicos, que devem chegar no email cadastrado no Banesprev até dia 6 de julho, pelo usuário eleicoesestatutariasbanesprev2023@stockprev.sinqia.com.br.
Curso Paternidade e Maternidade com Relações Compartilhadas inicia nova turma em junho
Caderno dos Estados 2025 destaca papel da Caixa no desenvolvimento social e econômico do país
Pesquisa confirma: empregados querem reajuste zero nas mensalidades e melhoria da rede no Saúde Caixa
Emprego bancário segue em queda no primeiro trimestre de 2025, aponta Novo Caged
Justiça acata parcialmente ação da Contraf-CUT contra a Cassi e determina regras para cobrança de contribuições
Santander antecipa 1ª parcela do 13º apenas para empregados admitidos até dezembro de 2024
Coletivo Nacional de Saúde debate mudanças na NR-1 e junta médica
Consulta pública do Banco Central sobre regulação de fintechs termina em 31 de maio
Caixa aprova incorporação de participantes do REB ao Novo Plano
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias