Com o agravamento da pandemia em praticamente todo o país, a categoria bancária precisa estar atenta à importância de buscar seus direitos, em especial a emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) em casos de Covid-19.
A formulação do documento tornou-se obrigatória aos bancos a partir do entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) de que esta doença causada pelo novo coronavírus deve ser enquadrada como doença ocupacional, equiparada como acidente de trabalho.
Caso o banco se negue a emitir o documento, o bancário ou a bancária deve acionar o Sindicato dos Bancários de Araraquara ou solicitar a emissão através do site MEU INSS (https://meu.inss.gov.br). Além de assegurar os direitos dos trabalhadores, o registro é importante para o controle estatístico de acidentes, informações que vão embasar a luta da categoria por melhores condições de trabalho e valorização.
Estudos atuais indicam que o novo coronavírus provoca danos em alguns órgãos, como pulmão e coração. Mas, ainda não há estudos conclusivos sobre quais sequelas essa doença pode deixar. Por isso, a secretária geral do Sindicato, Rosângela Lorenzetti, alerta os bancários sobre a importância da emissão da CAT em caso de contaminação.
“Para quem contrai a doença e se recupera a não comunicação do acidente de trabalho pode trazer dificuldades futuras considerando que a covid-19 pode apresentar sequelas. A emissão da CAT é, portanto, fundamental para registrar que o bancário teve a doença enquanto exercia o trabalho, assegurando o recebimento do auxílio adequado e o afastamento para tratamento, sem correr o risco de demissão ou de o trabalhador ficar sem o benefício do INSS”, ressalta.
Quando emitir a CAT
A emissão da CAT em caso de contaminação pelo novo coronavírus somente será feita para os funcionários confirmados e comprovados da patologia e que contraíram a doença no local de trabalho. Casos suspeitos não se enquadram para emissão do documento.
Confira quais são os documentos necessários para emissão da CAT:
A informações repassadas pelos bancários são mantidas em sigilo pelo Sindicato. Trabalhadores podem entrar em contato com a entidade pelo (16) 3336-6700 ou através do WhatsApp (16) 98115-6150.
Contraf-CUT e Sindicato solicitam antecipação da PLR da Caixa
Movimento sindical e BB voltam às negociações para custeio do Plano Associados da Cassi
Sindicato lança campanha solidária em prol dos idosos: juntos pelo futuro que queremos
Estudo revela que 1% mais rico concentra 27,4% da renda no Brasil
Itaú divulga data do crédito da PLR e do PCR
Bancários aprovam proposta do Bradesco para novo PPR Supera
Receita enquadra fintechs nas mesmas exigências de transparência dos bancos
Representantes do GT Banco do Futuro definem pautas da próxima reunião com a Caixa
Bancários do Bradesco votam proposta do Programa Supera em assembleias nesta sexta-feira (29)
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias